Guia de Doenças

Doenças do trato urinário inferior

Voltar 03/07/2014

Assim como no ser humano cães e gatos podem sofrer com problemas urinários. São várias as doenças relacionadas ao sistema urinário inferior que acometem os pets as principais são as cistites, uretrites, cálculos renais e vesicais (bexiga) e incontinência urinária.

Cistite

Trata-se de uma infecção do trato urinário inferior, mais especificamente na bexiga. O problema pode ter diversas causas como, por exemplo, cálculos, infecção por bactérias, fungos, vírus, tumores na bexiga e ainda em machos velhos não castrados a cistite pode estar relacionada a problemas na próstata, fatores como baixa ingestão de água também podem estar associados à cistite.

As cistites podem ocorrer em cães e gatos, machos e fêmeas de qualquer idade, porém os animais idosos têm uma maior predisposição.

Sintomas: Os principais sintomas são dor ao urinar, pode haver sangue na urina, dificuldade para urinária, o animal urina várias vezes em pequenas quantidades, muitas vezes em gotas.

Diagnóstico: O diagnóstico pode ser por exame clínico e exames complementares como urinálise e ultra-som.

Tratamento: Pode variar de acordo com a causa, normalmente são utilizados antibióticos, uma dieta equilibrada, entre outros.

Uretrites

É a inflamação ou infecção na uretra, canal que sai da bexiga levando a urina ao meio exterior.

As uretrites têm diversas causas como infecção bacteriana, lesões causadas por passagem de cálculos urinários, traumas, etc.

Sintomas: O animal com uretrite pode apresentar dor e dificuldade ao urinar. Dependendo da lesão pode ocorrer estenose da uretra que leva a incapacidade de urinar.

Tratamento: Pode variar de acordo com a causa, podem ser utilizados antibióticos e em caso estaremos onde há estenose da uretra pode ser necessária intervenção cirúrgica.

Cálculos

Litíase urinária ou urolitíase é a formação de cálculos (pedras) nos rins ou na bexiga.

Em cães a urolitíase representa cerca de 0.4 a 2% dos motivos de consulta.

Os cálculos urinários podem ocorrer em cães e gatos, machos e fêmeas de qualquer idade, mas parece haver maior prevalência nos animais adultos entre os 3 e os 7 anos de idade

Alguns fatores são indicados como predisponentes a formação de cálculos como o aumento do consumo de minerais e proteínas, metabolismo anormal, diminuição da diurese, o que aumenta a concentração de todos os cristalóides calculogénicos, modificação do pH urinário; infecção do trato urinário e reabsorção de minerais reduzida.

Os cálculos vesicais podem causar cisitite, obstrução uretral que é mais frequente em machos, pois a uretra tem um diâmetro menor estreita. Se a obstrução se mantém por mais de 24-48 horas o animal pode apresentar depressão, anorexia e vomito isso devido ao acumulo de substancia no organismo que deveriam ser eliminadas pela urina.

Sintomas: Na Litíase Renal os sintomas são geralmente pouco expressivos. Os sinais podem ser sangue na urina, aumento da temperatura corporal e insuficiência renal.

Diagnóstico: Pode ser feito pela identificação dos sintomas, por exame físico, exames complementares como urinálise, ultra-som e raio-x. Também deve ser feita a identificação do tipo de calculo.

Tratamento: Consiste em uma alimentação equilibrada que não favoreça a formação e o aumento dos cálculos, controlar o pH urinário, remoção dos cálculos.

Incontinência urinária

É a eliminação de urina de forma involuntária. O problema pode ser causado por alterações hormonais, problemas neurológicos, obstrução do trato urinário e incompetência do esfíncter urteral.

Como complicações da incontinência urinária o animal pode desenvolver infecções do trato urinário e dermatite de contato, devido ao constante contato da urina com a pele.

O problema é mais comum em fêmeas com idade avançada, castradas e acima dos 20 quilos. A Incontinência urinária pode ocorrer também em animais que sofreram lesões na coluna.

Os tratamentos podem variar desde medicações para eliminar infecções, acupuntura, fisioterapia, e em alguns casos, cirurgias.

Uma opção de tratamento para estes problemas urinário é a Homeopatia.

A Homeopatia age estimulando o organismo a reverter o processo patológico levando a cura do paciente de forma rápida e duradoura.

A Homeopatia também é capaz de prevenir recidivas que são comuns nestes casos.

Utilize o Homeo Pet Cist Control para a prevenção e tratamento de Cistites, Uretrites,  Cálculos renais e vesicais e Incontinência Urinária.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário