Curiosidades Animais

Cães e gatos enxergam em preto e branco?

Voltar 25/09/2015

Existe um boato que afirma que cães e gatos enxergam em preto e branco. Isso não é verdade. Eles conseguem, sim, enxergar diferentes pigmentos, ainda que de forma bem mais limitada que os seres humanos. O espectro de cores captado pelos olhos e assimilado pelo cérebro desses animais são inferiores porque sua retina possui apenas dois pigmentos. Os humanos são capazes de captar três: o vermelho, azul e verde. Esses pigmentos combinados formam todo o espectro de cores que podemos enxergar.caes-e-gatos-enxergam-preto-e-branco

Especialistas em oftalmologia animal concordam que esses animais são incapazes de enxergar o verde, porém discordam sobre quais as cores que cães e gatos podem ver. Alguns pesquisadores afirmam que o azul e o amarelo são captados, enquanto outros acham que seja o azul e o vermelho.

Mas, ao contrário do que pode parecer, essa limitação não afeta todas as dimensões da visão. Diferentemente dos humanos, eles enxergam bem na penumbra, conseguem detectar movimentos de maneira ágil e diferenciam vários tons de cinza dentro do plano de visão.

Diferenças entre cães, gatos e humanos

À luz do dia, humanos conseguem enxergar uma ampla variedade de cores, o que facilita na identificação de formas e imagens. Mesmo que a visão de cães e gatos não seja em preto e branco, eles possuem a desvantagem de enxergarem cores mais desbotadas. Eles veem colorido, mas as cores não são tão definidas como na visão humana, o que deixa as imagens mais opacas.

Além disso, são incapazes de enxergar as tonalidades do verde, enxergando no lugar tonalidades que vão do cinza ao preto, ou o vermelho, como afirmam alguns pesquisadores. As células sensíveis às cores presentes nos olhos dos cães e gatos detectam algumas tonalidades e assimilam as restantes às cores que são identificadas.

Os gatos têm a visão um tanto embaçada durante o dia. Na medida em que anoitece, ela vai melhorando. Os sensores que identificam luz e escuridão são chamados de bastonetes. Nos gatos, os de escuridão são extremamente sensíveis, o que garante sua visão privilegiada. O cão tem seus bastonetes ligados aos movimentos altamente sensíveis. Isso lhe garante uma melhor identificação do movimento, característica que contribui para sua fama de grande caçador.

Podemos observar no vídeo do canal Yahoo, algumas curiosidades sobre a visão canina e dentre elas as cores que mais tem dificuldade em distinguir:

https://www.youtube.com/watch?v=Nict_JrIqzQ

Compartilhe:

Deixe um Comentário