Guia de Doenças

Estresse canino: por que cachorros se estressam e como tratar

Voltar 10/10/2016

Com a correria do dia a dia, as vezes é inevitável não ficarmos estressados e até mesmo doentes. E esse malefício não atinge somente os seres humanos, os animais também vêm sofrendo com estresse.

É possível que em algum momento ao longo de sua vida, seu pet já tenha apresentado um quadro de estresse, mas provavelmente você tenha confundido com nervosismo ou má conduta. Por isso é importante prestar atenção às mudanças de comportamento do seu animalzinho e se perguntar por que ele está agindo desta forma.

Estamos vivendo na “era da ansiedade” e os cachorros são um dos animais mais sensíveis, então o clima de nossa casa ira interferir direta ou indiretamente no comportamento deles. Eles apresentam grande empatia com os humanos até ao ponto de adotar os nossos sentimentos, mesmos padrões de comportamento com os deles, dai a necessidade de estar sempre atento ao seu cãozinho e não deixa-lo sofrer.

cachorro-mordendo-a-calca-fed47

Causas

Ter uma atitude de líder quando o adestramos e manter a calma é importante, pois eles percebem sensações, e se estivermos nervosos, vamos transmitir isso para eles. Para evitar que o seu cachorro sofra, conheça os sintomas de estresse e como trata-los.

As causas mais comuns são as mudanças de rotina, a chegada de estranhos na casa, ruídos como, por exemplo, fogos de artifício, a introdução de um novo cachorro, pouco lazer, falta de exercício, ou muito exercício, ficar muito tempo sozinho. É claro que cada cachorro é diferente, então a origem do estresse pode ser outra.

Não importa o tamanho ou raça, todos os cachorros precisam de atividade física. Se ficarem apenas dentro de casa, sem espaço para correr ou brincar, os cachorros ficam entediados.

Sintomas

Uma série de sintomas costumam aparecer quando um cachorro está estressados. Um dos primeiros sinais são os nervos, se o seu cão se assusta facilmente com qualquer ruído ou movimento, e se mostra nervoso com isso, pode ser sinal de estresse.

Outros sintomas também incluem olhos arregalados, musculatura tensa, veias saltadas ou um corpo muito largado, quando você percebe que seu amiguinho perdeu o apetite e evita o contato com outros humanos ou animais.

Como tratar

2403_destaquePara aliviar os sintomas e tratar o estresse, a primeira coisa a se fazer é passar mais tempo com seu animal de estimação, tire de 15 a 20 minutos todos os dias e passe com ele, brincando ou apenas acariciando o bichinho.

Em casos mais graves o estresse do animal pode ocasionar perda de peso, desnutrição e desidratação, que podem levar o animal à morte. Com isso, você provavelmente terá que entrar com o uso medicamentos, para isso temos o Anizen, que reduz a irritabilidade dos animais, deixando-os menos ansiosos, estressados, barulhentos e agressivos. Homeo Pet Anizen é um medicamento homeopático que controla o estresse: não têm efeitos colaterais, contraindicações e nem riscos de intoxicação. Atua na diminuição do estresse de qualquer origem e ajuda a controlar o medo de ruídos altos como trovões e fogos de artifício.

Compartilhe:

Deixe um Comentário