Dicas do Samuca

8 brincadeiras para fazer e se divertir com seu cão

Voltar 30/09/2016

Os cães amam a natureza e adoram brincar, principalmente quando saem de casa e tem bastante espaço para gastar suas energias. Pensando nisso é bem legal que você pratique atividades e tenha bons momentos de lazer ao brincar com seu pet. Às vezes pode bater uma dúvida “será que posso brincar disso com meu cachorro?”, ou a criatividade pode se esgotar.

Não importa se seu cão é filhote ou adulto, se é de porte pequeno ou grande, uma coisa é certa, eles ficam mais felizes e estáveis emocionalmente quando se divertem junto de seus donos. Mesmo quem mora em apartamento, deve brincar com seu animalzinho, porque se ele não se exercitar, pode acabar ficando estressado e descontando no lixo da casa, no pé do sofá, no varal.

Separei algumas brincadeiras divertidas e seguras que você pode fazer com seus pets.

cachorro-brincando-wallpaper

Pegar a bolinha – A atividade antiga e bastante comum consiste em você atirar uma bola ou outro objeto fácil de ser carregado (graveto) bem longe e esperar que o cão busque e o traga de volta. Ele irá correr e se divertir de montão. Se quiser incrementar a brincadeira, use bolinhas diferentes, como as que piscam ou brinquedos que fazem barulho.

Cadê o bicho? Finja que tem um bicho em algum lugar e comece a perguntar “Cadê o bicho?” “Pega o sapo!” “Pega a barata!”. Comece a gritar e bater o chinelo no tal local. Cães gostam de se sentirem úteis a seus donos.

Pega-pega – Comece falando com voz mudada “Eu vou pegar!”, “Eu vou pegar o (nome do seu cachorro)!”, “Ah, eu vou!” e corra atrás dele. Se ele for se agitando, vá continuando. Depois inverta a situação, saia correndo na direção oposta do seu animal e veja se ele entende que é para correr atrás de você.

Encontrando objetos – esconda objetos que podem ser os brinquedos preferidos do seu amigão ou até mesmo petiscos. Assim que estiver tudo pronto diga para ele procurar os objetos. Caso seu pet não encontre as peças, leve-o até o local do “esconderijo” e ensine-o a buscar os artefatos. No início, o nível da brincadeira deve ser bem básico. Depois a dificuldade pode ir aumentando.

shutterstock_152370590Pula-pula – Pegue um objeto que seu cachorro goste de brincar, segure-o no alto, com o braço esticado e o incentive a pular para pegar. Assim que ele alcançar sua mão pule para dificultar e, caso ele consiga, de um carinho, parabenizando-o e dê um prêmio como um biscoito.

Esconde – esconde – Se esconda de seu cão e fale algumas palavras, chame ou assobie para que ele possa lhe procurar não só pela audição, como também pelo olfato. Quando o cão encontrar você, demonstre alegria pela esperteza do pet e o elogie; caso haja outra pessoa na casa, peça para ele segurar o cachorro e ficar perguntando onde você está.

Cabo de Guerra – Essa brincadeira deve ser feita com cuidado para não tornar o cachorrinho agressivo. Basta ter uma corda deixar que o animal puxe de um lado (com os dentes) e você puxa de outro. Cuidado com a força para não prejudicar os dentes do cão e, às vezes, deixe-o vencer, porém não em excesso para demonstrar autoridade.

Onde esta? – Se o seu cachorro conseguir segurar a euforia, pegue um petisco e coloque em baixo de um copo plástico. Ao lado desse copo, coloque outros dois e embaralhe-os. Deixe seu cachorro escolher qual ele quer para conseguir o petisco. Cuidado apenas para que ele não coma o copo nem pedaços. Você também pode brincar usando suas mãos, esconda as duas mãos atrás do seu corpo, em uma delas segure um petisco ou algum brinquedo que seu cão goste, depois mostre as duas mãos ao mesmo tempo para ele tentar descobrir em que mão você escondeu.

Compartilhe:

Deixe um Comentário