O verão é a estação do ano mais difícil para controlar as pulgas e os carrapatos nos animais. O calor e a alta umidade são ótimos para a proliferação desses parasitos. É também nessa época os proprietários levam seus bichinhos de estimação para passear com mais freqüência, aumentando os riscos de infestação parasitária. Os sinais clínicos mais comuns de uma infestação por pulgas e carrapatos são: coceira, lesões na pele e falha na pelagem. Além disso, esses insetos podem transmitir doenças para os animais e o homem. Como exemplo, os carrapatos podem transmitir entre os cães erliquiose e babesiose (“doença do carrapato”), doenças graves que podem levar o animal à morte.
Devemos iniciar a prevenção das pulgas e carrapatos em cães e gatos antes que eles se proliferem. Para fazer isso com segurança pode-se usar o produto Paracanis e Parafelis. O Paracanis controla infestações de cães por pulgas, carrapatos, vermes, moscas das orelhas e bernes. O Parafelis controla infestações de gatos por pulgas, fungos e vermes. Ambos são produtos homeopáticos, não geram efeitos colaterais nem intoxicações ao animal, ao ambiente e ao homem.
Lembre-se: deve-se controlar a infestação desses parasitas no ambiente através de dedetizações, pois os carrapatos adoram vãos em pisos de tacos ou tábuas, frestas de paredes e portas para se protegerem e procriar. Já as pulgas preferem locais com acúmulo de pó (principalmente casinha ou caminha do cachorro, tapetes etc.).
Curiosidade: Somente 5% dos carrapatos estão presentes no animal, 95% estão presentes no ambiente.
Deixe um Comentário