Dicas do Samuca

A diarreia indica que algo não vai bem no organismo de seu pet

Voltar 27/02/2014

dr cat dogA diarreia em cães é frequentemente relacionada a problemas de alimentação, porém nem sempre é o caso. A diarreia é sintoma de verminoses e doenças infecciosas tanto em cães, quanto em gatos. A diarreia é um sintoma e indica que algo não vai bem no organismo de seu pet. O Diasin é um produto homeopático em forma de pasta, ideal para o tratamento de diarréias em cães e gatos. Para diarreias agudas e crônicas, recomendamos o uso do Intestin.

Quando os intestinos estão irritados ou adoentados, tendem a reagir de três maneiras. A primeira é a inabilidade de absorver líquidos e nutrientes para a corrente sanguínea. A segunda é permitir a entrada de mais secreções líquidas da corrente sanguínea no intestino. Ambas as reações resultam num aumento da quantidade de líquido nos intestinos. O terceiro resultado possível de irritação ou doença dos intestinos é o aumento dos movimentos peristálticos, daí o rápido movimento de fezes líquidas ou moles que ocorre com a diarreia.

A HomeoPet não recomenda que utilizem tratamentos caseiros, como o uso de antidiarréico sem prescrição médica, geralmente são paliativos e podem levar a consequências indesejáveis. Os produtos homeopáticos não possuem contra indicações ou efeitos colaterais por serem totalmente isentos de toxidez. Em 85% dos casos de diarreia em cães e gatos, o Diasin elimina o problema na primeira aplicação.

Problemas alimentares

A maioria dos casos de diarreia por problemas na alimentação ocorre em filhotes, que possuem dificuldades para se adaptarem a mudanças, ou seja, o principal causador da diarreia em cães e gatos filhotes é a troca do tipo de alimento. O que não exclue a possibilidade da diarreia ser provocada por alimentos deteriorados. Suas características são fezes líquidas ou pastosas, de cor amarelado e cheiro normal, e temperatura normal do animal. Para prevenir esse tipo de diarreia, tenha cuidado para realizar mudanças na alimentação do seu cãozinho ou gatinho. Outra cusa possível é a intolerância à lactose, a algum alimento ou aditivo, ou simplesmente o excesso de comida.

Diarreia bacteriana

Provocada por algum distúrbio orgânico, vírus ou bactérias, exemplo: Salmonela, Clostridium e E. coli.

Doenças infecciosas

A diarreia também é sintoma de doenças infecciosas, como Parvovirose, Cinomose, Hepatite, Leptospirose e a Raiva. Fique atento a alguns outros sintomas além da diarreia, como vômitos frequêntes, fezes com sangue, temperaturas acima do normal e corrimento ocular, em qualquer um dos casos procure um médico veterinário.

Verminoses

Mais uma vez os filhotes são os grandes prejudicados, por adquirirem vermes redondos ainda no útero da mães, como a Lombriga ou o Ancilostoma. Nos adultos, a incidência maior é de vermes chatos, como Taenia, Dipylidium caninum e Echinococus granulosus. Na maioria dos casos as fezes vem acompanhadas de sangue, o cão fica magro, barrigudo e, por vezes, anêmico.

Origem psicogênica

Mudanças ambientais, morte ou ausência de uma pessoa muito chegada ao cão, e até mudanças na rotina da casa podem causarestresse no animal e diarreia.

Prevenção

Não se deve permitir que cães e gatos comam lixo e também não se deve fazer alterações repentinas nas rações caninas e felinas. Os proprietários devem tomar precauções apropriadas contra parasitas. Visitas regulares ao médico veterinário, para exames de fezes e exames físicos de rotina, também podem ajudar a evitar as doenças que provocam a diarreia.

Compartilhe:

Deixe um Comentário