Gatos são animais sensíveis e propensos a problemas no trato urinário, como cistite. Atenção constante e medidas preventivas devem fazer parte do cotidiano dos tutores dos felinos.
Animais que sofrem da Síndrome Urinário Felino e Urolítiase Felina apresentam como principal sintoma a dificuldade e dor ao urinar, podendo conter sangue na urina. Se não tratados de forma adequada, podem vir a óbito por consequência do acúmulo de três substâncias tóxicas: ureia, creatinina e fósforo.
Distúrbios do trato urinário ocorrem comumente em gatos com mais de dois anos. Animais obesos e machos apresentam maior predisposição ao problema, que também está ligado a pouca ingestão de água e excesso de alimentos que causam cálculos renais.
O diagnóstico das urolitíases em gatos é baseado em exames clínicos, sendo importante a confirmação do mesmo através dos exames complementares como ultra-sonográfico e/ou radiográfico, bem como os exames laboratoriais.
O tratamento exige um controle rigoroso da dieta do gato. Sempre oferecendo água limpa em abundância e rações sem acidificantes e com baixos índices de magnésio.
Devido o risco de morte, o tratamento é emergencial e baseia-se no alívio dos sintomas da insuficiência renal.
Como é um animal de saúde sensível, é preciso que o gato tenha força para aguentar o tratamento.
A alimentação do animal está ligada à causa da doença, que também depende de uma predisposição genética. Logo, a prevenção depende, principalmente, de uma dieta equilibrada. As quantidades inadequadas de elementos minerais favorecem o aparecimento de diferentes tipos cálculos e influenciam no pH urinário.
Gatos castrados tendem a ficar sedentários e, por consequência, obesos. Um gato sedentário bebe menos água, o que pode resultar em sérios problemas renais. Tutores devem estar atentos a este fato e sempre incentivar o gato a brincar para se exercitar e oferecer água fresca e de fácil acesso.
Fusfelis é um produto homeopático indicado especialmente para tratar e prevenir as doenças do trato urinário felino. O medicamento é sem contra indicação e pode ser utilizado junto com outros da linha Homeo Pet, como o Strong, que vai ajudar o organismo de seu amiguinho a se fortalecer enquanto cuida do trato urinário.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024