As cadelas e gatas exibem sinais clássicos quando estão para parir. A temperatura corporal da cadela sobe, já a da gata desce. Nas duas, aumenta a secreção de leite, ocorre corrimento vaginal e elas podem até recusar comida, o que as torna agitadas e nervosas.
Antes do parto, é importante que a fêmea tenha a oportunidade de fazer exercício, como uma boa caminhada, em que consiga urinar e defecar. Algumas horas antes de dar a luz, iniciam-se as contrações, mas elas não são necessariamente doloridas, porém, ela deve ficar ainda mais nervosa.
A gestação e cuidados para o parto
Nas duas espécies, a gestação demora aproximadamente 60 dias. Cerca de 10 dias antes da data prevista para o nascimento, o dono deve providenciar uma caixa que sirva de “maternidade”, em que a cadela possa ficar confortável, mas que as paredes tenham uma altura que impeça a saída dos filhotes. A caixa precisa ser colocada em um local coberto e tranquilo.
Um ótimo material para forrar a caixa é o jornal. Ele funciona como absorvente natural, e ainda é rasgado com facilidade para a cadela fazer pequenas camas. Toalhas e panos também podem ser usados, mas demandam mais cuidados, pois precisam ser lavados com frequência.
Assim que as primeiras contrações aparecerem, a futura mamãe deitará e deve ser deixada só. Se a cadela ou a gata não escolheu a caixa para dar a luz, não há muito que fazer. Tirá-la da onde estiver pode causar sérios riscos ao nascimento dos filhotes, já que ela ficará mais nervosa.
A principal dica é: deixa a natureza agir. Porém, fique atento, qualquer movimentação estranha, chame o médico veterinário.
Como já dissemos, a fêmea fica ansiosa e isso pode atrapalhar na hora de expulsar os filhotes. O Pró-Parto diminui a ansiedade e agressividade normal ao trabalho de parto, fazendo com que o processo seja mais tranquilo e natural. Ele também faz com que o filhote fique na posição fetal, aumenta a dilatação do colo e as contrações uterinas.
A homeopatia trata das causas da ansiedade, sendo um meio natural e não invasivo de ajudar sua fêmea na hora do parto.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024