O Deutscher Schaferhund, mais conhecido como pastor alemão é uma raça de origem alemã e está entre as raças com maior número de cães ao redor do mundo. O primeiro pastor alemão surgiu no século XX, usados como mensageiros e carregadores na Primeira Guerra Mundial, o pastor alemão chamou atenção dos inimigos, que acabaram levando alguns cães consigo no fim da guerra. Nos anos 70 já era uma raça popular, consequentemente vários cruzamentos foram feitos com outras raças, o que gerou uma raça mais leve e frágil a doenças.
Atualmente o pastor alemão é utilizado como cão policial e militar, seu sucesso é reflexo da sua personalidade leal, ágil e muito amigável, além de ser um cão de fácil adestramento. O pastor alemão ainda é um ótimo cachorro para se ter em casa, além do seus instintos de cão de guarda, é uma raça muito amorosa e atenciosa com seus donos. Seu temperamento é equilibrado e se relaciona muito bem com outros animais domésticos e costuma um companheiro divertido e paciente em brincadeiras com crianças.
O pastor alemão é um cão de porte médio e tem uma aparência que lembra um lobo. Sua altura padrão é de 62,5cm para os machos e de 57,5 para as fêmeas, é levemente alongado e com muita massa muscular. Possui uma pelagem de cor marrom ou amarela, podendo ter tons de cinza claro, sua pelagem também é muito resistente o que possibilita suportar qualquer tipo de clima. Os olhos são de tamanho médio e bem escuros e as orelhas sempre eretas com uma tamanho médio.
Assim como qualquer raça de cão, o pastor alemão precisa ser vacinado e vermifugado. Porém existem algumas doenças que são mais comuns em cães dessa raça, a displasia coxo-femural e mielopatia degenerativa.
Essa doença consiste em uma má formação da articulação coxofemural, geralmente atinge raças de médio e grande porte. Geralmente transmitida de forma hereditária, é importante retirar o animal de cruzamentos para que não repasse a doença para seus filhotes.
O tratamento pode ser feito com anti-inflamatórios, analgésicos e com medicamentos homeopáticos. Além disso, pode ser feito fisioterapia, controle de peso ou processos cirúrgicos.
A mielopatia degenerativa que avança lentamente atingindo a medula dos cães, e o pastor alemão geralmente é um alvo dessa doença, principalmente entre 5 e 14 anos de idade. Os cães que possuem essa doença em estado avançado, acabam perdendo a firmeza das pernas, em alguns casos pode ocorrer um atrofia muscular da região posterior do cão e paralisia.
A mielopatia degenerativa não possui tratamento cirúrgico, somente clínico e paliativo, sendo recomendados anti-inflamatórios, suplementação dietética de vitaminas e fisioterapia.
Com toda sua inteligência e obediência, os pastores alemães se adaptaram facilmente ao cinema e a fama. No filme K9 um Policial bom pra Cachorro o pastor alemão Jerry Lee (Rando) acaba sendo mais inteligente que seu parceiro humano. Segundo pessoas que trabalhavam nos bastidores, Rando era um cão bem charmoso e que sabia quando a câmera estava apontada pra ele.
Além do filme K9, outros pastores alemães atuaram em filmes como, Adolf Hitler, Rin-Tin-Tin e nas séries Kommissar Rex e Inspector Max.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024