Dicas do Samuca

Em tempos de crise hídrica: banho a seco no seu PET

Voltar 04/03/2015

Em tempo de crise com água, são cada vez mais frequentes as dúvidas relacionadas ao banho seco para os animais. Na verdade, essa técnica já existe há um bom tempo, mas, atualmente, está sendo utilizada como uma alternativa sustentável de manter a higiene do pet em dia. Porém, não é porque ela existe e oferece a economia de água que pode ser usada para substituir totalmente o banho normal. Ainda assim, ela continua sendo uma excelente opção por vantagens que vão muito além da economia de recursos, como veremos agora.

Banho seco: para o frio e para os filhotes

Inicialmente, o banho seco foi desenvolvido como uma solução para manter os animais de estimação limpos e cheirosos mesmo durante o inverno, quando as temperaturas estão baixas demais para dar um banho de água morna (lembrando que banho de água quente também não é recomendado para os animais).

No banho seco, apenas algumas borrifadas de um líquido já bastam para tirar o excesso de sujeira do animal, mantendo-o limpo e protegido de possíveis problemas de saúde por falta de higiene. Mas você percebeu que falamos “excesso de sujeira”, correto? Isso significa que o banho seco não limpa com a mesma precisão que um banho normal. O banho com água mesmo deve também ser dado no seu bichinho, alternando entre os banhos normais e os banhos secos, para garantir uma limpeza completa.

Outro ponto importante é que o banho a seco é muito recomendado para alternar com os banhos normais porque a água, quando passada muitas vezes nos animais (principalmente nos cachorros) acaba eliminando ou deixando mais fina uma camada de gordura que existe entre a pele e os pelos deles, que é projetada especialmente para protegê-los de possíveis vermes e parasitas, além de manter uma temperatura constante.

E, para evitar a perda dessa camada, principalmente nos filhotes que não tomaram todas as vacinas e estão mais propensos às doenças, o ideal é utilizar o banho seco também, que além de garantir a economia de água vai ser a opção certa para manter a higiene e a saúde do seu animal de estimação sempre em dia.

Compartilhe:

Deixe um Comentário