Os gatos são animais fascinantes. Inteligentes, independentes, fortes e rápidos, eles são os bichinhos de estimação mais peculiares que alguém pode ter.
Aliás, é bom lembrar que os gatos, antes de serem animais de estimação, são felinos, animais predadores e caçadores hábeis, capazes de utilizar uma série de recursos para ajudar no momento da caça. Entre essas habilidades, estão algumas das principais que possibilitam que o bichano consiga voltar pra casa mesmo depois de dias de caminhada ou de se distanciar do seu lar. Mas, como será que os gatos conseguem voltar para casa mesmo depois de permanecerem dias, semanas ou, em alguns casos, meses fora? A resposta é simples: extinto.
O extinto dos gatos e o aconchego do lar
A principal forma que um gato tem de voltar para casa é através do seu olfato. Como felino, ele tem seus sentidos amplamente desenvolvidos, dando maiores chances de ele caçar, fugir ou se abrigar, detectando rapidamente perigos ou presas.
Através da memória olfativa, os gatos conseguem identificar o caminho de casa, seguindo o caminho dos odores que ele guarda na memória. O que ele faz, nesses casos, é traçar um tipo de caminho de cheiros, que cria um mapa mental de onde ele está e qual o caminho até onde ele precisa chegar. Essa memória olfativa é percebida, inclusive, quando há cômodos da casa em que o gato simplesmente prefere não entrar, e outros onde ele fica o dia inteiro. Em cada uma dessas situações, há cheiros que são atribuídos a situações específicas que definem se o gato gostará ou não do ambiente.
Com essa memória olfativa, o vento também influencia no caminho de volta do bichano. Em algumas situações, ele sopra em uma direção que traz aromas que o gato conhece, fazendo-o encontrar um caminho que antes estava perdido.
Também existem casos em que o gato utiliza sua memória visual para voltar para casa. É mais ou menos o que os humanos fazem, mas, ao invés de decorarem nomes de ruas, ele associa pontos específicos com o caminho que ele pretende fazer, conseguindo, assim, encontrar o seu caminho de volta sempre que quiser.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024