Diversos

Importância do banho e tosa

Voltar 17/04/2015

dogsTer um animalzinho de estimação, como um cachorro, por exemplo, pode trazer muito mais alegria para uma família, disso não há a menor dúvida! No entanto, não se pode esquecer de que um cão também é um ser vivo, de modo que implica responsabilidades para o seu dono.

Não basta apenas brincar com ele e alimentá-lo, são necessários outros cuidados para que ele fique sempre saudável e a convivência com a família seja ainda melhor.

O banho é um dos cuidados mais importantes que o dono de um cão precisa ter, diferentemente de quem escolhe um gato como animal doméstico. Você já percebeu que os gatos estão se limpando constantemente? Os cachorros já não possuem esse hábito, não é da sua natureza, por isso, a tarefa precisa ser feita pelos donos.

O ideal é que o primeiro banho seja dado quando o cachorro tiver 45 dias de vida e, de preferência em casa. Mas, por que não levá-lo a um pet shop logo para o seu primeiro banho? É muito simples: provavelmente, com menos de dois meses, o cão ainda não tomou todas as vacinas necessárias, assim, não é recomendável que fique exposto em um ambiente onde possa contrair doenças de outros animais.

Prefira levar o seu cão ao pet shop ao invés de dar banho nele sempre em casa. Nesse tipo de estabelecimento, trabalham profissionais especializados em estética canina, de modo que sabem exatamente quais os melhores produtos, escovas e procedimentos para higienizar cada cão, de acordo com as suas características.

O resultado do trabalho realizado no pet shop sempre acaba ficando melhor do que o feito em casa, por isso, certamente vale a pena fazer esse investimento no seu amigo.

Outro detalhe que merece atenção é a tosa, imprescindível para algumas raças, como Poodle,  Shitzu, Cocker, Schnauzer e outros, que precisam ser tosados a cada 45 dias, no máximo, para evitar que a pelagem fique enfraquecida. Nesse caso, também é preciso deixar o seu animalzinho nas mãos de um tosador profissional.

E não se esqueça de escovar seu cão sempre, para remover pelos mortos e detectar possíveis parasitas.

Compartilhe:

Deixe um Comentário