Você conhece a bonita história do cachorro São Bernardo? Tudo começou por volta do ano 1000, quando o jovem Bernardo Mentón fundou uma hospedagem para acolher caminhantes, muitas vezes encontrando corpos de pessoas que morriam na neve. Mesmo depois que o fundador morreu, vários monges deram continuidade ao seu projeto e na metade do século XVII escolheram cães para ajudá-los, resistentes o suficiente para enfrentar as adversidades da neve.
Esses cães que auxiliavam os monges foram categorizados na raça São Bernardo, portanto, fortes o suficiente para resistir às temperaturas extremas. No começo do século XIX, a raça chegou a ficar ameaçada de extinção, e só persistiu graças aos criadores que, preocupando-se com a questão estética, fizeram questão de mantê-la pura, diferente dos monges, a quem interessava apenas que os cães fossem fortes.
O grande porte é uma das características mais marcantes do São Bernardo, mas, além disso, ele é um cão muito inteligente, fiel e vigoroso. Existem os que possuem pelo curto e, também, os de pelo longo. A pelagem curta é mais densa e era a mais comum entre os cães usados pelos monges. Já a pelagem longa pode ser lisa ou levemente ondulada, e é mais abundante na região das coxas.
A maioria dos cães São Bernardo possui coloração branca e vermelha, em intensidades diferentes. Os olhos são escuros, profundos e possuem um tamanho médio, assim como as orelhas, também médias, levemente triangulares e com as pontas arredondadas. A cauda do São Bernardo caracteriza-se por ser larga, forte e pesada, ficando acima da horizontal quando o animal está em estado de atenção. A altura é de pelo menos 70 centímetros nos machos e 65 centímetros nas fêmeas.
O São Bernardo tem facilidade para se relacionar com outros cães e não é muito difícil de ser treinado. Ele vive de oito a dez anos e, como é de se esperar, não tolera muito bem o calor, por isso, não deve ser criado em regiões muito quentes.
Ele pode ficar obeso com facilidade, por isso, precisa se exercitar diariamente. Caminhadas e corridas leves já resolvem bem esse problema.
A pelagem precisa de escovação semanal.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024