A maioria dos mamíferos sonha, e o conteúdo está relacionado com o ambiente em que vivem
Quem é que nunca se deparou com o bichinho de estimação dormindo e se perguntou: será que ele está sonhando? Se você percebeu que ele está abanando o rabo enquanto dorme ou, então, mexendo as patinhas, saiba que o cachorrinho está, de fato, sonhando. Quanto aos gatos, é comum que se contorçam durante o sonho ou, então, que ronronem.
Os animais também perpassam pelos estágios do sono do ser humano. Sendo assim, quando chegam à fase REM, aquela em que há movimentos ligeiros dos olhos e quando os sonhos são mais vívidos e reais, eles sonham. Diferentemente dos homens, os bichinhos são capazes de atingir esse estado em apenas 20 minutos. Já o ser humano demora, em média, duas horas para atingir essa fase de sono profundo.
Charles Darwin já havia dito que todos os mamíferos sonhavam. Com os avanços científicos observados hoje, já é possível observar ondas elétricas do cérebro dos animais enquanto dormem. A conclusão é que quase todas as aves e mamíferos sonham, além de outros gêneros de vertebrados. Quanto aos répteis, esses não sonham. Não do jeito que costumamos considerar os sonhos.
Assim como a gente, gatos e cachorros sonham com diversas coisas e vão de sonhos felizes até os pesadelos. Não há confirmações científicas sobre isso, mas é o que muitos psicobiólogos acreditam. Conforme sugerem, o conteúdo do sonho de um animalzinho pode estar relacionado com o ambiente em que vivem. Então, se o gato ou o cãozinho convivem com barulho e a falta de atenção, ele irá dormir pouco e ter sonhos agitados. Consequentemente, também desenvolverá alguns problemas comportamentais, como o estresse, a ansiedade, a depressão e, em casos mais graves, até a morte.
Animaizinhos sonham com os acontecimentos do dia a dia. Acredita-se que os sonhos bons estão relacionados ao carinho que recebem das pessoas com quem convivem, aos passeios que realizam, às caças, entre outras atividades que gostam de fazer. Mas podem ter sonhos ruins, pois cães e gatos também são competentes para terem sonhos complexos.
Se o cérebro nosso não consegue fazer a distinção entre o pensar um fato e realizá-lo e sonhar a mesma ação e colocá-la em prática, admite-se que o mesmo ocorra com os bichinhos. Desse modo, se o cão ou o gato sonham, estão na prática vivendo a atividade dos sonhos. Por isso, eles costumam se mexer durante o sono. Logo, é importante oferecer qualidade de vida aos animais de estimação e disponibilizar locais tranquilos e aconchegantes para dormirem.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024