Dicas do Samuca

10 passos para ensinar o seu cachorro a sentar

Voltar 14/08/2015

Os brasileiros amam cachorros. De acordo com dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os lares brasileiros já contam com mais de 52 milhões de cachorros, contra 45 milhões de crianças, ou seja, o número desses animais de estimação já ultrapassou o número de filhos.

Normalmente esses animais são comprados filhotes ou até mesmo adotados depois de serem abandonados ou maltratados. Mas, nós sabemos que o período de adaptação do animal pode ser um pouco complicado e então o adestramento se torna preciso. Em outros casos os donos querem ensinar alguns comandos básicos ao animal, como o de sentar, por exemplo.

Para lhe ajudar a fazer com que seu amigo responda a esse comando, listamos 10 passos que farão com que você tenha sucesso nessa empreitada.

1 – Ensine ainda filhote: É preciso que você tenha em mente que quanto mais cedo você adestrar seu cãozinho, maior será sua chance de sucesso. Mas se você já o adotou grandinho saiba que persistência é a chave para o negócio dar certo.

2 – O uso de petiscos: O passo é chamado de condicionamento positivo e é um dos mais importantes para que seu cão aprenda de forma mais dinâmica (principalmente se ele ainda é um filhotinho).

Para isso, você precisar associar o movimento de sentar com uma palavra e recompensar seu animal sempre que ele realizar o movimento quando você disser a palavra associada. As palavras menores e de sílaba única são as recomendadas para o início do processo de aprendizado, assim como acontece com crianças, seu animal ainda está conhecendo o mundo das palavras associadas e falar uma frase enorme só vai atrapalhar.

3- O 2º passo do condicionamento positivo: Uma dica para que essa recompensa dê certo é que você deve falar o comando de forma pausada e com uma entonação normal, fazendo sempre contato visual com o seu cão. Tente segurar a guloseima com a mão e mostrar para o filhote. Só o recompense quando ele responder ao comando de forma certa.

4 – Saiba como usar o petisco a seu favor: Para começar o seu treinamento tente aproximar o petisco no focinho de seu cachorro, sem encostar, depois mova a recompensa para baixo, isso fará com que o animal foque em você e no petisco e consiga realizar o próximo passo.

5 – Movimente o petisco: Levante o petisco até que ele fique acima da cabeça do animal, não muito alto, assim ele irá acompanhar seu movimento com os olhos e automaticamente ele tentará sentar. Quando ele iniciar esse movimento repita a palavra de comando que você escolheu, assim que ele sentar completamente é hora de recompensá-lo.

Repita esses passos algumas vezes e só recompense seu cachorro se ele fizer o movimento de forma lenta e precisa, ou seja, assim que ele sentar completamente.

6 – Ajude-o: Se mesmo depois dos passos anteriores o pet ainda não conseguir sentar, dê uma leve pressionada com suas mãos em seu traseiro fazendo o movimento para que ele sente. Faça isso repetindo a palavra comando e só o recompense se a maior parte do movimento partir dele e for feita completamente.

7 – Nunca castigue se pet: Mesmo que ele não faça o comando você não deve castigá-lo ou usar um tom mais agressivo. Cachorros, assim como humanos, precisam de condicionamento positivo.

8 – Use o tom certo: Nada de gritos ou de perder a paciência. Seu tom tem que ser firme e use sempre o mesmo tom, não mude, mantendo-o neutro de preferência. E tenha em mente que pode ser que o cachorro demore alguns dias para aprender.

9 – Varie o local de aprendizado: Quanto mais você usar o comando em locais e situações diferentes, mais o seu cachorro estará associando de forma certa o comando com a palavra.

10 – Não tenha medo de procurar profissionais: Dependendo da raça, idade e comportamento de seu animal é possível que você precise de uma ajuda de alguém que entenda do assunto. Não tenha medo de pedir ajuda a esses profissionais.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário