Guia de Raças

Border Collie – Guia de raças

Voltar 16/09/2015

Os cães pertencentes à raça Border Collie são conhecidos por serem muito inteligentes e fáceis de serem treinados. Por isto, eles respondem rapidamente a diversas modalidades de adestramento como, por exemplo, o de obediência e agility. Portanto, os representantes desta raça possuem características favoráveis para vários treinamentos e aprendem a atender os comandos do dono e não só do adestrador.
Fisicamente, os Border Collie têm porte médio e são bem proporcionados em sua estrutura. A altura média de um macho adulto da raça é de 53 centímetros, tendo como referência a medida da cernelha. As fêmeas costumam ser menores.Border-Collie4

São cachorros com movimentos graciosos, que propiciam movimentos ágeis e equilibrados. O contorno dos exemplares caninos de tal linhagem são suaves e bonitos. Eles têm focinhos moderadamente curtos que afinam na direção da trufa, no geral preta ou ardósia, e com narinas bem formadas. A região do focinho chamada de stop é bastante destacada nos Border Collie.

Os olhos dos cães dessa raça são de tamanho médio e coloração castanha.No entanto, em espécimes com padrão de pelagem merle, existe a ocorrência de olhos azuis. O pelo do Border Collie é liso e de comprimento médio, sendo a pelagem de cobertura mais densa e com textura média. Já o subpelo da raça é denso e bem macio. A coloração pode variar, mas o branco nunca é predominante nos exemplares puros.

O temperamento dos cães da raça Border Collie

Os cachorros da raça Border Collie são bastante sociáveis e alegres. Por serem bastante ativos e de porte médio, esses cães não são indicados para quem mora em apartamento ou em espaços pequenos. Para que permaneçam saudáveis, os Border Collie precisam se exercitar diariamente. Apesar de sua docilidade e disposição para brincadeiras, eles também são muito atentos, o que os torna bons cães de guarda.

Os Border Collie não são agressivos ou nervosos e cumprem bem as tarefas para as quais forem treinados. No entanto, se um exemplar desta raça for mantido preso por muito tempo, pode ficar demasiadamente agitado e destrutivo. Por isso, devem ser deixados livres para realizarem atividades físicas e brincar sempre que for possível.

Compartilhe:

Deixe um Comentário