Ao adotar um filhote é necessário se precaver e tomar certos cuidados para que o crescimento do animal seja saudável. Além de todo o carinho e diversão, é preciso estar atento para evitar problemas.
Um dos principais quesitos é a alimentação. Mudanças bruscas podem provocar problemas no estômago e diarreia, o ideal é manter a mesma ração até que seu pet esteja mais forte. Lembre-se: o filhote deve ter dois potinhos à disposição, sendo um para a comida e outro para a água, sempre de acordo com o tamanho do animal.
É importante salientar que não é recomendado separar o filhote da mãe antes de ele completar dois meses de vida. Este período é importante para a adaptação do animal ao ambiente ao seu redor e para a sua fortificação, pois o leite da cadela será o principal alimento durante este estágio inicial. Por isso também cabe afirmar que o leite de vaca não deve ser oferecido para os filhotes já que eles terão dificuldade para digerir, o que causará problemas no intestino.
Os filhotes devem sempre ingerir alimentos três vezes ao dia. Em casos de rejeição à comida ou dificuldade de mastigação é recomendável misturar a ração com um pouco de água morna para deixá-la mais pastosa. Procure sempre oferecer também a ração seca, do contrário o filhote pode “viciar” no alimento mais fácil de ser engolido, o que pode trazer complicações futuras na formação dentária do animal.
Após a alimentação, sempre chega a hora de o bichinho urinar e defecar. Busque um espaço específico longe do local de alimentação. Fique atento aos sinais que o cãozinho possa demonstrar como inquietação e caso ele fique farejando de modo constante. No caso dos gatos basta colocar a caixa de areia onde ele possa enxergar e alcançar, então verifique se ele consegue utilizar ou encontra dificuldades. Cães e gatos costumam defecar logo após as refeições ou quando acordam.
E na hora do sono procure sempre disponibilizar um espaço quentinho para que o filhote possa dormir e se sentir aconchegado. Desta forma, ele conseguirá dormir de forma mais tranquila e não sentirá agitação. Seguindo estas dicas você e seu pet poderão se conhecer e se curtir cada vez mais.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024