Curiosidades Animais

Por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele

Voltar 07/12/2015

Imagine só a seguinte situação, que muito provavelmente é cotidiana caso você tenha um cachorro: seu cão faz alguma coisa errada e, na tentativa de repreendê-lo, você chama a atenção dele. E a reação do cachorro logo em seguida te deixa na dúvida, uma vez que ele simplesmente vira a cabeça.

Diante de uma situação dessas, muitos são os donos que pensam que seus cachorros estão reclinando a cabeça como uma tentativa de serem mais fofos, ou seja, uma forma de amenizar a bronca e fazer com que tudo fique bem.

Porém, essa não é a realidade. O motivo pelo qual os cachorros inclinam a cabeça quando você fala com eles é, de forma geral, bem simplista: eles querem enxergar melhor o rosto do dono.

Assim como nós humanos, os cachorros são seres inteligentes o suficiente no quesito emocional. Dessa forma, eles conseguem “ler o conjunto” formado pelos nossos olhos e boca, o que é o grande responsável pela nossa expressão facial.

E é por isso que os cachorros viram a cabeça: eles estão tentando compreender melhor o rosto do seu dono naquele momento. E por mais que eles sejam extremamente fofos fazendo isso, a verdade é que tudo o que eles estão buscando são informações sobre o estado emocional do indivíduo naquele instante.

No caso dos cachorros que têm grandes focinhos, como o pug ou o buldogue inglês, visualizar a região inferior do rosto do dono pode ser uma dificuldade constante. E para lutar contra ela e visualizar bem a expressão do dono, o cachorro precisa inclinar a cabeça.

Para compreender como isso funciona é bem simples: nós humanos só precisamos experimentar colocar o punho bem em frente ao nariz para entender o que é que esses cachorros passam todos os dias. Dessa forma, também teremos dificuldade para enxergar principalmente por conta do ‘falso focinho’, que neste caso atrapalha boa parte da visão.

Sendo assim, não precisa amenizar a bronca, hein? O seu animal inclina a cabeça – só – devido ao tamanho do seu focinho, o que atrapalha a visão dele em direção ao rosto do dono nestes momentos.

Compartilhe:

Deixe um Comentário