Quando chega o verão, os cães, principalmente as raças que possuem alto volume de pelos, sofrem com o desconforto proporcionado pelas altas temperaturas.
O transtorno associado ao excesso de calor que os cachorros são submetidos é chamado de hipertermia. Em determinados casos, se não for tratada de forma adequada, ela pode causar a morte do animal de estimação.
A hipertermia nos cães, além de estar relacionada às altas temperaturas da estação mais quente do ano, também possui relação com o excesso de exercícios físicos e uma possível obesidade. Para identificar os sintomas ocasionados pelo excesso de calor, é necessário averiguar se o animal apresenta respiração ofegante, língua avermelhada, andar cambaleante e salivação exagerada. Em alguns casos, vômitos, convulsões e até diarreias também podem ser sinais de excesso de calor.
Refresque a vida do seu cão
Existem várias maneiras para amenizar os efeitos das altas temperaturas no organismo do seu animal de estimação. Uma das principais medidas para aliviar o calor que o cachorro sente é a ingestão de água, pois isso os mantêm devidamente hidratados.
Outra medida importante é passear com os cachorrinhos em horários em que o sol não esteja tão quente. Nesse caso, passeios no início da manhã ou nas últimas horas da tarde são os momentos ideais. Esses horários, onde o calor é menos intenso, reduzem o risco de insolação, especialmente nos cachorros que estão acima do peso ideal.
Além disso, outro detalhe importante ao evitar horários de sol mais intenso é que o cão não pisa em solos que sofreram um maior aquecimento pelo sol. Pisar em pedras excessivamente quentes acarreta dor e desconforto na parte inferior das patas caninas.
É importante também observar com atenção os indícios de que os cães estão sofrendo com o calor. Se o cachorro demonstrar estar ofegante, interrompa a caminhada e o leve para um local com sombra. É necessário também sempre ter em mãos recipientes com água. Além disso, apalpar com toalhas úmidas a região lombar, a cabeça do animal e as regiões sem pelagem também contribui para amenizar a sufocante sensação de calor.
É igualmente pertinente dar a devida atenção para cães de focinhos curtos. Tais animais apresentam traqueias menores, fato esse que torna a respiração em dias quentes mais difícil. Em casos assim, mantenha-os sempre hidratados. Para cães com alto volume de pelagem, vale efetuar a tosa.
Diante de tais cuidados, é possível tornar o verão do seu melhor amigo uma estação mais confortável.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024