Quem acredita que os cães podem comer qualquer tipo de alimento e na hora que bem entenderem está muito enganado. A alimentação inadequada e irresponsável pode acarretar inúmeros problemas para os cachorros, como a obesidade.
Os cães que sofrem com o excesso de peso enfrentam inúmeras dificuldades, tais como dificuldade para locomoção, propensão a doenças nas articulações, diabetes, transtornos cardiovasculares, problemas de intestino, desenvolvimento de tumores, maior pressão sobre órgãos internos e até diminuição do bom funcionamento do sistema imunológico.
A imagem de um cachorro gordinho pode até designar fofura e outros adjetivos carinhosos, por outro lado, deve servir também de alerta, avisando que a saúde do animal não está 100%. Sendo assim, o controle de alimentação deve ser efetuado com o intuito de manter o cão em seu peso ideal. Além disso, é necessário ficar atento aos cães castrados, uma vez que eles possuem forte tendência para se tornarem obesos.
Atualmente, pesquisas apontam que cerca de 30% dos cães sofrem com problemas de obesidade. Esse é um problema que pode e deve ser tratado com responsabilidade e carinho.
Transtorno de obesidade em cachorros
A obesidade nos cães consiste em um acúmulo excessivo de gorduras no organismo. No entanto, a avaliação da quantidade de gordura não é algo que demonstra exatidão, visto que é necessário levar em consideração para esta medida alguns dados específicos, tais como a raça e a morfologia.
A obesidade dos cães consiste fisicamente por uma deformação que ocorre por causa dos depósitos de gorduras que se encontram em determinadas regiões do corpo do animal.
Para efetuar o diagnóstico de forma adequada, o médico veterinário realiza uma apalpação do tecido gorduroso que cobre a região do tórax. Em um cão saudável, as costelas do animal são visíveis e fáceis de apalpar.
Quando o animal já apresenta o transtorno de obesidade, é necessário rever os hábitos alimentares dele. Contudo, nem sempre o excesso de gordura é proveniente de uma alimentação desequilibrada. Em alguns casos, esse transtorno é oriundo de problemas hormonais.
É válido também salientar que transtornos de ordem emocional, tais como irritabilidade, maus tratos ou até cuidado excessivo, fazem com que os cães se alimentem de forma desordenada.
Portanto, para garantir maior conforto e saúde para os cães, é necessário estar de olho no peso ideal deles.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024