Guia de Raças

Gato Persa – Guia de Raças

Voltar 16/02/2016

Se você está pensando em ter um pet, é bom conhecer todas as opções! Saiba mais sobre o gato persa e descubra se você e ele podem ser grandes amigos!

Origem

A origem mais aceita do gato persa que se conhece hoje, diz que ele seria resultado do cruzamento de duas raças, uma originária da Pérsia e outra da Turquia. Ambas teriam ido para a Europa, onde foram cruzadas, resultando no gato persa de pelos compridos que se conhece hoje.

Aparência

gato-persa-aparenciaQuando são adultos, os gatos persas têm um tamanho médio, variando de 3 a 7 quilos. A pelagem é bem densa, longa e pode se apresentar nas seguintes cores: creme, vermelho, preto, branco ou cálico. Os olhos são grandes e arredondados, o focinho é curto, assim como a cauda e as pernas.

Características

O gato persa é bastante fiel ao dono, além de dócil e tranquilo. Aliás, essas são as características mais marcantes da raça. Ele consegue lidar com o fato de estar sozinho, desde que isso não se prolongue por muito tempo, mas o dono não precisa se preocupar em deixá-lo só ao sair para trabalhar, por exemplo. Apesar de caseiros, são bem independentes, traço comum a esse tipo de animal. É uma raça ideal para apartamentos, porque não é agitada.

Doenças comuns

A raça é bastante sensível, talvez esse seja o seu ponto negativo. Os problemas de respiração são bem comuns, até mesmo por conta do focinho achatado. Mas isso não precisa ser motivo para você deixar de ter um persa, basta prestar atenção na saúde dele e manter as idas ao veterinário sempre em dia.

Cuidados

Os olhos precisam ser limpos duas vezes ao dia, porque produzem uma espécie de lágrima marrom, que pode manchar os pelos. O gato persa deve tomar banho a cada 3 semanas e os pelos precisam ser bem secos. As unhas necessitam ser cortadas e as orelhas limpas toda semana.

Curiosidades

O gato persa é chamado de “gachorro”, porque o seu comportamento companheiro e fiel é comparado ao do cachorro! Portanto, se você quer um animal que seja seu amigo, esse pode ser o ideal!

Compartilhe:

Deixe um Comentário