A fratura óssea é a perda da continuidade óssea. Podem ser fraturas parciais, quando o osso não fica totalmente separado ou completas.
As fraturas ósseas são muito comuns em cães e gatos e podem decorrer de um trauma como, uma queda ou pancada, podem ser únicas ou múltiplas, envolvendo vários ossos.
Os sintomas mais comuns são de dor, edema, hematomas, dependendo da localização da fratura pode haver dificuldade ou incapacidade de caminhar.
O diagnóstico pode ser por exame clínico, mas é confirmado pelo raio-x, onde além de confirmar a presença da fratura, é possível verificar que tipo de fratura é, a localização exata e, a partir daí, determinar o melhor tratamento.
O tipo de tratamento varia de acordo com o tipo de fratura, pode ser realizada imobilização externa (colocação de gesso ou tala) ou cirurgias para o implante de pinos, placas e parafusos ósseos. A técnica de escolha do profissional também pode variar de acordo com o porte do animal, local da fratura e até mesmo o comportamento do animal.
Devido ao estilo de vida dos animais, é muito difícil os manter imóveis para que ocorra a perfeita cicatrização óssea e mesmo que o animal colabore, pode haver alterações orgânicas, por exemplo, um desequilíbrio hormonal, que impede que ocorra a calcificação óssea.
Quando esta não ocorre no tempo esperado, além das dores e do sofrimento a mais que pode causar ao paciente, o quadro pode se agravar ocorrendo infecções ósseas, perdas ósseas e dependendo do tempo de lesão e das
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024