O Sagrado da Birmânia, ou simplesmente gato birmanês, é uma raça felina de origem asiática, mas atualmente é popular em várias partes do mundo. Não por acaso, já que de uma forma geral eles são animais dóceis, amigos e de afável temperamento.
Em termos físicos, o Sagrado da Birmânia apresenta um corpo de médio porte, cabeça grande e nariz curto. Os olhos apresentam tons azulados e têm uma característica diferencial: possuem uma marcação branca na região das patas.
A cauda do gato birmanês é de tamanho médio, muitas vezes tendo o visual de pluma.
O gato birmanês possui como uma das suas características físicas os seus pelos de comprimento longo, sendo assim, um dos cuidados básicos em relação a ele é a realização periódica de escovações. Tal cuidado evita o surgimento de pelos embolados.
Sobre a saúde do Sagrado da Birmânia, é comum que muitos deles possam sofrer de cardiomiopatia hipertrófica, que é um transtorno cardíaco hereditário frequente em felinos. A cardiomiopatia hipertrófica traz sintomas como dificuldade para respirar e funcionamento irregular do coração. Ela é um transtorno sem cura, mas pode ser controlado por meio de cuidados e acompanhamentos especiais.
A expectativa de vida do gato birmanês poderá ser de até 15 anos, caso ele receba os devidos cuidados e tratamentos. É recomendável dar banho neles uma vez a cada mês ou quinzenalmente.
O Sagrado da Birmânia é uma das raças mais sociáveis de gatos. Eles são brincalhões, ativos mesmo na fase adulta. No entanto, diante da presença de estranhos podem se tornar mais quietos, acanhados e, em alguns casos, um tanto quanto agressivos. Além disso, por serem demasiadamente afeiçoados ao dono e terem esse comportamento brincalhão, os Sagrados da Birmânia podem apresentar sinais de depressão caso o dono se ausente por um tempo prolongado.
Eles também são sociáveis com crianças e se adaptam facilmente a locais e ambientes de pouco espaço, tais como apartamentos e residências com cômodos menores. Também costumam ter uma boa relação com outros animais da casa.
Acerca da origem do gato birmanês, reza a lenda que essa raça surgiu na Ásia, em templos budistas. Em meados do século XX, o Sagrado da Birmânia já era bastante conhecido tanto na Europa quanto na América.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024