Se você convive bastante com cães, provavelmente já conheceu algum que estava sofrendo de otite. Quando isso acontece eles costumam coçar a orelha sem parar, sacudindo a cabeça, se esfregando nos móveis ou até no chão. Em casos mais graves, cães costumam até chorar devido ao incômodo que a otite pode causar.
Otites são inflamações do conduto auditivo do animal, que gera a produção exagerada de cera e em cor diferente da normal. Além disso, é comum sentirem coceira excessiva e apresentarem um odor forte próximo às orelhas.
Cães em geral podem apresentar o problema, principalmente aquelas raças que possuem orelhas longas e que cobrem a orelha. Isso se dá geralmente pelo excesso de umidade que acumula ácaros e bactérias.
Diagnóstico e tratamento da otite canina
O diagnóstico preciso da otite só pode ser feito por um médico veterinário, mas conforme dissemos, alguns sinais podem indicar que seu cão está sofrendo com este problema. Se o cão estiver muito ansioso e tentando coçar as orelhas a todo custo, fique de olho. Outro sintoma bastante comum é o cheiro forte na região das orelhas. Em casos mais graves o animal pode até perder o apetite.
O tratamento é bastante simples, feito através do uso de medicamentos especiais que limpam e retiram o que está causando o problema. Algumas vezes, além da limpeza, o veterinário também indica o uso de antibióticos.
A otite quando tratada a tempo, não traz problemas graves para o cão. Mas quando não tratada a tempo pode evoluir para algo mais grave causando até a perda de audição do animal e alterações no equilíbrio neurológico.
Como evitar a Otite
Para evitar que seu melhor amigo sofra com a otite, a melhor dica é tomar muito cuidado durante o banho. Cubra os ouvidos com algodão para evitar a entrada de água e seque muito bem logo em seguida.
Em alguns casos outras causas também podem levar a uma otite, como por exemplo, a pré-disposição genética e a presença de algum corpo estranho no ouvido do animal.
Por isso, se desconfia que seu cão está apresentando sintomas de otite, evite tentar sanar o problema por conta própria e procure ajuda imediata de um médico veterinário.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024