Guia de Doenças

Fique atento! O seu pet pode sofrer de estresse

Voltar 17/06/2016

Pouca gente sabe, mas os animais de estimação também podem sofrer com o estresse, assim como os seres humanos. Quer saber de que forma isso acontece e quais são os sinais para detectar tal problema no seu pet? Então, vamos lá! 

O estresse em cães e gatos é uma reação normalmente provocada por uma situação hostil. O animal pode ficar entristecido, sem vontade de brincar ou até mais agressivo, isso depende da particularidade de cada um. Existem inúmeros fatores que podem levar a esse quadro, mas os principais são os seguintes:

  • Falta de adaptação à existência de outros animais na casa;
  • Quando é muito pequeno, o pet pode sentir falta da mãe ou da outra família com a qual conviveu;
  • Falta de atenção por parte do dono;
  • E os fogos de artifícios, os maiores contribuintes para o estresse nos pets.

Quando a rotina da casa sofre alguma mudança brusca, pet também pode perceber isso e ficar estressado, assim como quando o seu tempo de passeios e brincadeiras com o dono é reduzido. Outra situação bastante comum é o cão ou gato sofrer de estresse porque o seu espaço na casa foi diminuído, por conta de uma reforma, por exemplo.

Mas como perceber que o meu pet está estressado?

gato estressado

Arranhões em objetos na posição vertical pode ser sinal de estresse

Existem vários sinais aos quais vale à pena estar sempre atento: coceiras, olhos avermelhados, mau hálito, tremedeiras frequentes, semblante de ansiedade, perda no apetite.

Há sintomas comportamentais: o animal começa a se lamber ou morder excessivamente (possivelmente por estar incomodado com a caspa ou a coceira); reage intensamente a barulhos normais, como a campainha ou o telefone; correr atrás do próprio rabo demonstrando certo desespero; uivar, latir ou chorar mais do que o normal; ameaçar pessoas da família, entre outros.

Perceba que são sintomas relativamente comuns. Às vezes, o pet está estressado e os donos nem percebem, porque acham que seu comportamento é normal. Por isso é importante o acompanhamento de um médico veterinário, tente identificar as causas se ele começar a demonstrar um possível estresse. A única forma de reverter é agindo diretamente na fonte do problema.

Existe algum tipo de medicamento pra diminuir o estresse?

O Anizen reduz a irritabilidade dos animais, deixando-os menos ansiosos, estressados, barulhentos e agressivos, ajudando a controlar o medo de ruídos altos como trovões e fogos de artifício. Diminui os distúrbios comportamentais de animais que ficam sozinhos por muito tempo ou que necessitem fazer longas viagens. Atuando também na  diminuição do estresse de qualquer origem. E não se esqueça de sempre consultar um médico veterinário antes de medicar o seu pet.

Pets felizes

 

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário