Uma das grandes curiosidades que os criadores e admiradores de gatos possuem é saber por qual motivo as pupilas dos felinos dilatam.
Essa mudança de formato nos olhos, na verdade, é uma herança do processo evolutivo desses animais, que os adaptaram para serem excelentes caçadores noturnos. Ou seja, as pupilas dos gatos se contraem ou dilatam de acordo com a quantidade de incidência de luz no ambiente em que eles se encontram.
Os gatos, de uma forma geral, são animais com instintos de caça, e que são hábeis para caçarem durante o período noturno. Diante de tal característica, a visão desses animais denota bastante superioridade em relação a visão de outros animais e até mesmo dos humanos durante a noite. Apesar disso, a ideia de que eles conseguem ter visão 100% eficaz até mesmo na mais completa escuridão é errônea, no entanto, os olhos deles ainda assim possuem capacidade para efetuar a captação das mais ínfimas quantidades de luz presente em um determinado ambiente.
Os felinos possuem olhos privilegiados, que facilitam perceber formas e movimentos em ambientes com iluminação precária. Isso ocorre porque a luz, quando atravessa por essas células receptoras de luminosa, é refletida em uma espécie de espelho interno que conta com cerca de quinze camadas de células que brilham. A luz retorna refletindo e atingindo mais uma vez essas células receptoras.
Por causa desse eficiente mecanismo que a natureza desenvolveu, os felinos necessitam de 6 vezes menos luz para poder ter uma boa visão do que as pessoas. Além disso, essas características são as que acarretam aquele curioso efeito de luminosidade que detectamos nos olhos dos gatos quando eles estão no escuro e as vistas deles brilham como se fossem pequenas lanternas.
Em relação às pupilas, elas se dilatam também conforma a quantidade de luz que atua no ambiente. Por isso que, durante as horas do dia, as pupilas apresentam uma linha vertical e durante o período da noite elas denotam um formato esférico.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024