Keeshond é uma raça de cães antiga e uma das poucas que, ao longo da história, sempre foi ensinada para guarda e companhia.
O motivo deles não terem sido ensinados a matar animais, caçar, perseguir ou atacar criminosos, justifica-se por sua adoração a seus donos e sua docilidade como um cão de casa, com notável simpatia por crianças, particularidade na qual é reconhecido.
O Keeshond é sucessor dos mesmos ancestrais das raças Huskys, Samoiedas, Lulu da Pomerânia e os Elkhounds. Ao que tudo indica, chegaram a Europa com antigos itinerantes do Norte, há vários séculos.
Nos séculos XVII e XVIII, os Keeshond foram muito utilizados como cães de guarda em barcaças, fazendas e grandes embarcações nos rios. Eram populares na Alemanha, Itália, França e Holanda com denominações diferentes. Contudo, no século XVIII, na Holanda, apareceu no meio da classe média um grupo de oposição que eram contra o poder dominante. O chefe desse movimento possuía um cão com o nome de “Kees” que passou a ser a marca da coragem do novo grupo. O cão ficou muito popular no país, e a raça começou a ser chamada de “Keeshond” em toda a Europa, e se transformou no cão nacional da Holanda.
O filhote chega a ser comparado com um urso de pelúcia, além de ser irresistível, contudo, eles crescem e é necessário compreender certas particularidades da raça para preservar um bom relacionamento com os Keeshond.
O Keeshond é um cão de porte pequeno-médio, com pelos longos e muito cheio, focinho escuro, olhos castanho-escuros, e a pelagem do pescoço, da cauda e das patas é mais clara. Sua tonalidade mescla o preto, cinza e creme. Na Europa, essa raça apresenta cinco tamanhos e muitas colorações. Já nos Estados Unidos, somente um tamanho e uma cor, o cinza.
Essa raça é dócil e muito brincalhona, adora crianças e tem um relacionamento muito bom com outros animais. É também, bastante sociável e é preciso que se sinta parte da família e que ganhe carinho como qualquer outro integrante da mesma, nunca deve ficar preso para fora de casa.
É muito ativo e necessita de um lugar grande para brincar ou que tenha uma rotina de caminhadas, especialmente quando ainda é filhote. O Keeshond sempre avisa sobre a proximidade de pessoas desconhecidas à família.
Certos cuidados com os pelos são essenciais para mantê-lo bonito e limpo. Indicam-se banhos, no mínimo, bimestrais e escovação toda a semana.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024