Guia de Raças

Gato de bengala – Guia de Raças

Voltar 31/07/2016

Possivelmente você já tenha visto essa figura antes. O gato de bengala, popularmente conhecido pelo apelido ‘Bengal’, é muito similar a uma pequena onça.

Além da aparência exótica, muitas são as suas características que chamam a atenção. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a raça.

Origem

O gato de bengala é uma raça razoavelmente recente – principalmente no Brasil. Ele é o resultado do cruzamento entre gatos de raça pura e de leopardos asiáticos. As primeiras tentativas de “criá-lo” são datadas de 1960 em território norte-americano.

O geneticista Jean Sugden é o responsável pelos cruzamentos que deram certo: gatos totalmente domésticos, porém, com aparência de ‘selvagens’.

Em 1989 o padrão para a raça foi estabelecido, e em 1993, o gato de bengala se tornou uma raça pura reconhecida pela TICA. Atualmente, os cruzamentos da raça são controlados de modo rigoroso por criadores especializados.

Comportamento

gato de bengalaMesmo com um de seus ancestrais sendo selvagem, o gato de bengala é dócil e ótimo companheiro para as famílias. Extremamente curiosos e brincalhões, eles se dão bem principalmente com as crianças.

Há quem diga que os gatos de bengala gostam de interagir muito similarmente aos cachorros. Outra característica de seu comportamento que chama a atenção é o fato de ele se sentir atraído por água, diferentemente de outras raças felinas.

O miado do Bengal também é bem suave, e não é de sua personalidade miar para qualquer coisa.

Principais aspectos

gato de bengala deitadoDe modo geral, os gatos de bengala costumam ser grandes – com média de 4,5 a 7 kg para os machos e de 3,5 a 5,5 kg para as fêmeas. A pelagem, muito similar a das jaguatiricas, varia do dourado ao marrom. Além disso, é macia e bem curta.

A expectativa de vida do animal varia de 15 a 25 anos, sua cabeça fica bem pequena quando em comparação ao resto do corpo e seus olhos podem ser verdes, amarelos ou até mesmo azuis.

Cuidados específicos e saúde

Os gatos de bengala são de genética forte, e por isso, não costumam apresentar doenças – principalmente as do tipo genéticas. Sendo assim, tanto os cuidados com alimentação como saúde são idênticos aos de outros gatos domésticos.

Compartilhe:

Deixe um Comentário