Muitos proprietários desconhecem que a infestação por pulgas pode causar muito mais do que uma simples coceira nos gatos. As pulgas podem causar danos diretos ou indiretos à saúde do animal. Calor e umidade, características comuns do verão são perfeitas para a proliferação de parasitas como o carrapato, as pulgas e os vermes. Saiba quais doenças seu pet pode apresentar quando infestado por pulgas:
Uma das alergias mais comuns nos gatos. A saliva da pulga causa uma grave reação alérgica no felino, desencadeando uma coceira extremamente intensa. Queda de pelos, feridas, descamação e mal cheiro são sinais clínicos frequentes. Os animais que desenvolvem a dermatite alérgica apresentam os sinais mesmo com pequenas infestações por pulgas.
A pulga pode transmitir vermes ao gato. O mais comum é o Dipylidium sp, que causa diarreia com muco e sangue. O verme tem aparência de grão de arroz quando encontrado morto nas fezes ou pelos, próximos à região do ânus do animal. Em grandes quantidades, o verme pode causar ataques convulsivos.
A pulga se alimenta de sangue. Assim, se o animal tiver uma grande infestação por um tempo prolongado, ele poderá apresentar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis. A anemia tornará o gato letárgico.
Os animais podem ficar mais irritados, e às vezes agressivos, quando infestados por pulgas. A coceira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar e perca peso.
Acredita-se que as pulgas podem transmitir vírus de um animal doente para outro sadio. Dependendo da quantidade de vírus que a pulga “carregue” e a capacidade infectante dos mesmos, o animal poderá desenvolver a virose.
Prevenir a infestação nos animais de estimação é sempre a melhor saída. A Homeopatia é um método sem contraindicação que pode auxiliar no controle destas infestações. Gatos são difíceis de dar remédio, e os homeopáticos por não terem gosto forte são mais fáceis de serem administrados.
A Homeo Pet disponibiliza para os gatos o Parafelis que vem na forma líquida e pode ser borrifado na água, comida ou diretamente na mucosa oral do animal. Pode ser usado em filhotes, animais idosos, com ou sem problemas de saúde ou associado com outros medicamentos.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024