Na internet sempre vemos vídeos de cachorros com cara de culpados, todos com aquela mesma expressão de “eu sei que fiz algo errado”. Sabe quando seu cachorro apronta, come a ponta do seu sapato favorito, rasga a sacola de lixo, faz buraco na terra e depois entra em casa com as patas sujas? Pois é, na hora que você dá bronca ele pode até fazer aquela cara de culpado, mas saiba que eles não se sentem envergonhados por terem aprontado.
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Texas revelou que quando eles fazem essa cara com a cabeça acuada, orelhas para baixo e desviando o olhar do seu, é só uma reação a bronca que nós damos neles, o que não quer dizer que eles sentem culpa pelo que fizeram. Ou seja, eles não relacionam a bronca ao que aprontaram há algum tempo.
É bem possível que o seu cão entenda que o que ele fez é errado, mas a bronca ou punição devem ser dadas assim que ele aprontar. Se demorar muito tempo, ele não irá fazer conexão com o fato de ter “aprontado”.
Um dos primeiros estudos científicos feitos para analisar a cara de culpa dos cachorros foi feito por uma professora associada de psicologia da Barnard College em Nova Iorque, em 2009. No estudo, Alexandra Horowitz seleciona 14 cães para serem filmados e avaliarem como reagiam quando seus donos voltavam para a sala depois de terem mandado para que eles não comessem um petisco. Cada cachorro foi avaliado e colocado na sala sozinho, separado dos outros cães.
Eu descobri que a cara de culpa aparecia com mais frequência quando os tutores brigavam com seus cães, independente deles terem desobedecido sua ordem ou não. Não era culpa, mas a reação ao tutor que incentivou o olhar, afirma Alexandra Horowitz.
Os cachorros agem por associações de seus tutores, sejam elas positivas ou negativas, porém nada tem a ver com o sentimento de culpa que o cão sente.
O mau comportamento dos animais, que nos levar a dar as broncas que eles tanto temem, pode estar relacionado a diversos fatores e um dos principais é o estresse. É muito comum que animais estressados destruam coisas em casa e, quanto mais o tutor briga com o cão ou gato, mais estressado ele pode ficar e consequentemente o comportamento improprio pode piorar.
Se o seu pet frequentemente anda aprontando na sua casa, quintal ou na rua, fique atento, o seu pet pode sofrer de estresse.
Para o controle do estresse de qualquer natureza é indicado o Anizen, este produto reduz a irritabilidade dos animais, deixando-os menos ansiosos, estressados, barulhentos e agressivos. Homeo Pet Anizen é um medicamento homeopático que atua na diminuição da resposta do animal ao estresse de qualquer origem. Controla o estresse sem causar efeitos colaterais, sem contraindicações e nem riscos de intoxicação.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024