Curiosidades Animais

Dicas e cuidados com o seu pet no verão

Voltar 08/12/2016

Chegou o verão, época de altas temperaturas, período festivo, recesso, férias, e com isso muitas pessoas aproveitam o tempo livre para passear com seus cãezinhos. Em dias muito quentes e abafados, as pessoas aliviam a sensação de calor usando roupas leves, curtindo uma piscina, com bebidas geladas, etc.

Mas e os nossos animaizinhos? Como eles aliviam o calor que sentem? Para amenizar os incômodos causados pelo excessivo calor, selecionamos algumas dicas para que nossos pets possam curtir essa estação de maneira agradável e sem complicações.

Recobertos de pelo, seria como se nós estivéssemos vestindo um casaco de inverno em pleno verão. O corpo de um cachorro não se refresca tão fácil quanto o nosso corpo, pois os cães não suam, a troca de calor é feita pelo sistema respiratório, quando os cães estão arfando com a língua para fora, respirando rapidamente, ele está inspirando ar frio e expirando ar quente.

file_2596_column_how-do-i-keep-my-dog-cool-in-hot-weatherÉ extremamente importante o dono estar sempre atento ao seu pet, algumas raças são mais sensíveis ao calor e podem apresentar diversas alterações.

Evite andar em superfícies quentes

Em um dia muito quente e ensolarado, o asfalto pode atingir altas temperaturas e queimar as patas do seu cão. O melhor a se fazer é evitar de sair em horários muito quentes, quando isso não for possível deve-se caminhar em locais sombreados e sobre a grama.

Tosa

Se o seu cão é de uma raça que que pode ter a pelagem tosada, faça isso. A tosa é o jeito de aliviar o calor dos cachorros. Nesta época do ano o principal não é a beleza do seu pet, mas sim a saúde e o alívio que ele sentirá.

Água

001É importante fornecer água fresca e limpa em abundancia para os animais. A água Ela irá hidratar e amenizar o calor, ajudando a refrescar o organismo do seu companheiro. Alguns cachorros tem o costume de derrubar a água do pote para se molhar e assim se refrescar. Isso não tem problema, porém fique atento para que não falte água e para que o  animal não fique molhado, evitando assim problemas de pele decorrentes de umidade.

Carro

Nunca deixe seu cachorro preso dentro do carro. Em um dia com temperatura de 24 graus, no interior de um carro estacionado, ela pode facilmente passar dos 49 graus, em uma hora. Mesmo com os vidros abertos, o cachorro pode superaquecer, desmaiar e até mesmo chegar a óbito.

Sombra

É importante que seu cachorro tenha um local com sombra para ficar durante o dia, quer se trate de um toldo, uma arvore, uma varanda, etc. A casinha do seu pet também deve ficar em local com sombra, pois ela fica extremamente quente ao ficar exposta no sol, então certifique-se que seu pet tenha um lugar sombreado para descansar em baixo.

Compartilhe:

Deixe um Comentário