Se você é o tipo de tutor que adora compartilhar sua comida com seu bichinho de estimação, saiba que você pode estar envenenando seu animalzinho. Nos aproximamos da Páscoa e nessa época é preciso redobrar os cuidados para evitar acidentes com chocolate e os nossos pets. Um pedaço bem pequeno é suficiente para levar um cachorro a óbito.
Um alcaloide derivado do cacau é o grande vilão dos cachorros. No chocolate é encontrada a teobromina, e ela é uma substância tóxica para o sistema nervoso de gatos e cães. Essa substância prima da cafeína apresenta conhecido efeito diurético, vasodilatador e estimulante do sistema nervoso central e do coração.
Os sintomas aparecem rapidamente, não mais do que 4 horas após a ingestão, o seu animal começa a passar mal. Os pets não conseguem metabolizar e eliminar essa substancia, assim o seu bichinho pode apresentar vômitos, diarreias e até mesmo convulsão. Caso o seu cãozinho resolva atacar os chocolates, o pâncreas também poderá sofrer com o alto teor de gorduras da guloseima.
A quantidade de chocolate que pode ser ingerida por cada animal, depende do seu tamanho, mas saiba que apenas 25 gramas de chocolate pode intoxicar um cachorro de 20 quilos. Em pequenas quantidade um cachorro pode apresentar como sintomas o vômito, já em quantidades maiores, o chocolate pode causar ataques cardíacos, hemorragias internas e tremores musculares. Por isso o melhor a fazer é afastar ao máximo seu cachorro ou gato desse tipo de alimento.
Em caso de ingestão por acidente, leve seu pet imediatamente ai veterinário para indicar o tratamento mais adequado e reverter o quadro de intoxicação. Como na Páscoa as pessoas ficam com bastante chocolate em casa, os cães acabam tendo um acesso maior do que o resto do ano, e é ai que mora o perigo.
Existem lojas especializadas que vendem chocolate feito especialmente para os pets. A fórmula que imita o chocolate tem composição propícia para o consumo e você pode encontra-los em pet shops e clínicas veterinárias.
Caso o seu animal de estimação já tenha se intoxicado com chocolate ou qualquer outra substância, procure um médico veterinário e converse com ele sobre os produtos da linha Homeo Pet. Por se tratar de homeopatia, não apresenta contraindicação nem problemas com superdosagem.
Para o caso de intoxicações temos o Homeo Pet Pró-Fígado, indicado para a prevenção e tratamento de insuficiências hepáticas funcionais e lesionais. O Homeo Pet Pró-Gastro para vômitos gastrites e úlceras gástricas e o Homeo Pet Diasin para o controle de diarreia.
*Consulte sempre um médico veterinário e para mais esclarecimentos entre em contato com o Departamento Técnico da Real H.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024