Guia de Raças

Guia de Raças – Jack Russel Terrier

Voltar 11/05/2017

A raça Jack Russel Terrier é originada do sul da Inglaterra e inicialmente foi desenvolvida para caçar raposa. Estima-se que ela existe há, pelo menos, 200 anos. Ela foi criada na metade do século XIX pelo reverendo e conhecido John Russel. Uma das hipóteses de origem, é que ela resultou do cruzamento entre o Old English White Terrier e o Terrier e o Dourado (Black and Tan), que é bem semelhante ao Manchester.

Comportamento

O Jack Russel Terrier é ativo, cheio de energia, corajoso e muito determinado. Mesmo tendo tamanho pequeno, ele é muito ativo e precisar ser criado em um local que tenha muito espaço. Em situações em que a raça precise morar em apartamento, os donos precisam ter tempo para levá-lo para passear, no mínimo duas vezes ao dia, para gastar sua intensa energia.

shutterstock_236330971Eles são fieis e leais aos donos, mas são teimosos, também. O Jack Russel Terrier adora buscar objetos, por isso, vai se sentir muito feliz em buscar uma bolinha, meia, entre outros itens. Ele está sempre disposto a brincar, divertir e precisa de atenção e carinho constante do dono. Além disso, necessita de exercícios físicos constantes, por isso, o dono deve passear com ele diariamente, sobretudo em locais abertos como praças e parques, para que o Jack Russel Terrier possa correr.

O Jack Russel Terrier é extremamente corajoso e consegue enfrentar cães de grande orte. Dentre outras características da raça, ele é amigo, leal e uma excelente companhia para toda a família, sendo muito sociáveis com crianças.

Doenças

O peso do Jack Russel Terrier deve ser controlado, para evitar problemas de saúde como, por exemplo, doenças do coração e artrite.

Outras de ordem genética, não costumam ser muito comuns, mas podem apresentar outros problemas em sistemas músculo esquelético e oftálmicos, possuindo também uma predisposição para dermatites.

Cuidado com o pelo

Como o Jack Russell Terrier já tem uma predisposição para as dermatites, o banho e tosa não precisam ser realizados com frequência e o controle de ectoparasitas é essencial.

A queda do pelo existe e para controlar, a melhor solução é a escovação. O indicado é escovar o pelo três vezes na semana.

Assim como em qualquer outra raça, é muito importante ter um acompanhamento de um médico veterinário, para garantir sua qualidade de vida.

image[84]

Compartilhe:

Deixe um Comentário