Gatos são muito curiosos, isso está na natureza deles, porém deixa-los solto na rua para passearem sozinhos é muito perigoso. Assim, o passeio com coleira se torna a maneira mais segura de tirar seu gatinho de casa e atender aos seus instintos curiosos.
Porém nem todos os gatos nascem acostumados a usarem coleiras, e ensinar isso pode ser uma tarefa que levará um tempo. A primeira coisa que é preciso entender é que o aprendizado vai ser no ritmo do gato e não no seu. Tem que ir aos poucos acostumando, sempre respeitando os limites do seu pet.
O importante é que seja uma coisa agradável e não muito assustadora para o gato.
O modelo mais recomendado para passeio é a peitoral ou aquelas em formato de colete. Ambas são mais seguras, e se por acaso seu gato se assustar e desesperar, com essas coleiras ele não se machucará. Uma coleira de pescoço, que não seja específica para gatos, passa fácil pelo pescoço dos felinos e assim eles conseguem escapar e fugir com facilidade.
A coleira de pescoço é indicada para ser usada apenas para segurar a medalhinha de identificação.
Para começar, pegue a ração do seu pet ou algum petisco que ele goste muito. É melhor fazer o treinamento em um momento que você perceba que seu gato está interessado na comida. Segure a ração na sua mão, ou solte alguns grãos perto de onde seu animalzinho esteja, e enquanto ele está concentrado em mastigar e engolir, você vai passando a coleira pelas costas do bichinho. Assim ele irá aos poucos se acostumando a ter objetos em suas costas. É um processo lento, muitos gatos estranham qualquer objeto em seu corpo, principalmente nas costas, então vá aos poucos, devagar.
É importante que o gato tenha bastante apetite porque senão qualquer coisa que deixar o animal um pouco incomodado, ele não vai querer mais comer e vai parar o treinamento e a ideia é que ele associe todo esse preparo a coisas boas.
A próxima fase, em outro dia, é tentar fechar um dos fechos da coleira. Essa fase pode demorar vários dias, e aos poucos o gato vai ficando cada vez mais tranquilo com o peitoral.
No começo é normal eles deitarem, não quererem mais andar, ai você deixa seu pet só um pouco com a coleira e depois tira para ele não estressar. Na hora de soltar, continue oferecendo grãos da ração ou o petisco favorito. Se você tentar tirar a coleira, sem o gato estar concentrado em algo bom (comida), ele pode se assustar, sair correndo, e traumatizar com aquele objeto preso ao seu corpo.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024