Dicas do Samuca

Síndrome da Ansiedade da Separação – O que fazer?

Voltar 02/08/2017

Os animais de companhia frequente são tratados e interpretados como seres humanos, devido à proximidade e convívio com os tutores e suas famílias. Buscamos que estes animais desfrutem do bem-estar quando inseridos nos lares humanos, no entanto, a intimidade com os tutores pode resultar em alguns distúrbios de comportamento, sendo um dos mais comuns a Síndrome da Ansiedade da Separação.

Muitos animais hoje em dia sofrem com a ansiedade por separação, ou seja, não se sentem bem quando estão longe do dono, sentem medo, nervosismo e até pânico, resultando em latidos em excesso, bagunças, podendo até se machucar na ausência do tutor.

Esse quadro descrito pode ser de difícil percepção pelos donos uma vez que os pets só apresentam esses sinais quando o tutor não está por perto.  Sendo assim, existem alguns comportamentos que são os indicadores da ansiedade nos animais de companhia, principalmente nos cães e que podem ser observados por você:04-WDMD-IS-425km080411

  • Chamar a sua atenção o dia inteiro com latidos e provocações;
  • Ficar te observando durante o tempo em que estão juntos;
  • Deixar de se alimentar;
  • Seguir você por toda a casa;
  • Enxergar o dono como um protetor e toda vez que alguma coisa acontece, algum barulho diferente surge, ele procurar pelo dono;
  • Latir, chorar, uivar quando os donos saem de casa;
  • Destruir objetos da casa;
  • Tentar fugir de casa ao perceberem que estão sozinhos.

Se você suspeita que seu cão está passando pela síndrome da separação, segue algumas dicas para amenizar ou até mesmo acabar com essa ansiedade.

  • Quando chegar em casa, não dê toda a atenção, até ele se acalmar.
  • Peça para amigos, parentes e pessoas que mais convivem com seu pet, fazerem o que ele mais gosta, passear, brincar, dar carinho, dar petisco, assim ele ficará mais calmo e começará a entender que não é só você quem o deixa feliz.
  • O seu animal precisa entender que ele merece e deve ter um tempo só para ele, então toda vez que você precisar sair de casa, pegue algum brinquedo especial, de preferência, um que ele brinque sozinho, como por exemplo, os que o incentive a tentar retirar petiscos de dentro.

toys-for-dog-seperation-anxietyPara auxiliar e amenizar ainda mais a ansiedade, procure um Médico Veterinário e pergunte sobre a utilização de medicamentos homeopáticos, pois não oferecem riscos à saúde dos animais e nem efeitos colaterais em casos de superdosagens.

O Homeo Pet Anizen foi desenvolvido para reduzir a resposta que o estresse gera no organismo, amenizando assim, a ansiedade e irritabilidade dos animais. Seu pet ficará menos estressado, agressivo, além de corrigir distúrbios comportamentais de animais que ficam sozinhos por muito tempo (Síndrome de Separação) ou em casos que necessitem fazer longas viagens.

Em caso de dúvidas consulte um Médico Veterinário ou o departamento técnico da Real H, através do e-mail  [email protected]

Compartilhe:

Deixe um Comentário