Você sabia que algumas raças de cães são mais propensas a desenvolverem problemas cardíacos do que outras? O coração dos pets tem uma estrutura muito parecida com a dos humanos, sendo assim, eles também estão vulneráveis a doenças do coração.
Para saber quais são, veja essa lista com algumas raças de cachorros que precisam de maior atenção quando o assunto é a saúde do coração:
Golden Retriever – é uma raça muito propensa a desenvolver Estenose Aórtica. Essa doença se caracteriza pela obstrução parcial do fluxo de sangue que sai do coração pela aorta e que deveria ser transportado para todo o corpo. Assim, o coração trabalha muito mais para bombear o mesmo volume de sangue.
Schnauzer – três doenças cardíacas são comuns nessa raça, são elas, a PDA – Persistência do Ducto Arterioso, Doença Valvular Cardíaca Crônica e Síndrome do Nódulo Sinusal. A PDA é uma alteração congênita onde os vasos do coração que deveriam se fechar ao cachorro nascer, e quando eles permanecem abertos geram problemas circulatórios graves. A doença valvular é uma enfermidade caracterizada por degeneração e espessamento das válvulas do coração.
Dobermann – é propenso a apresentar a Cardiomiopatia Dilatada, é uma doença onde os ventrículos do coração se dilatam, o coração aumenta de tamanho e o animal apresenta dificuldade de bombear o sangue para o corpo todo. Levando a uma insuficiência cardíaca e até ao acúmulo de líquido no pulmão. Essa doença afeta cerca de 40% dos dobermanns, principalmente os acima de oito anos de idade.
É importante ressaltar que os gatos e cães de pequeno como Maltês, York Shire, Poodle, entre outros, são frequentemente diagnosticados com cardiomiopatias. Sendo que alguns desses problemas cardíacos podem ser secundários ou agravados com situações como ingestão de dietas ricas em sódio e gordura, e sofrimento por estresse e ansiedade. Sendo estes problemas diagnosticados com frequência em cães de pequeno porte devido à proximidade que possuem com a rotina de seus tutores.
Para as raças mais propensas a apresentarem problemas cardíacos, os tutores devem fazer exames de check up a cada seis meses. Quando mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de garantir um tratamento eficaz. O fator idade também é um agravante em doenças cardíacas em cachorros, por isso, fique atento a sinais de cansaço, tosse, retenção de líquido, ansiedade, nervosismo, e converse com um médico veterinário para esclarecer dúvidas sobre sintomas e sinais de alguma doença.
É cada vez mais frequente o uso de homeopatia para a prevenção e tratamento de doenças cardíacas. A vantagem da homeopatia é não causar nenhum dano colateral à saúde do animal. O Homeo Pet Cardioplus é um produto desenvolvido pela Real H e recomendado para o tratamento de doenças agudas e crônicas do coração em cães e gatos. Ele não tem contraindicações, risco de intoxicação ou qualquer efeito colateral.
O tratamento dos animais com problemas cardíacos pode variar de acordo com a alteração e a critério do Médico Veterinário.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024