Guia de Doenças

Dor de ouvido? Pode ser otite!

Voltar 17/02/2020

Problema causa grande desconforto e pode ter complicações se não tratada corretamente.

A otite é uma inflamação do conduto auditivo que pode acometer cães, gatos e outros animais. Estima-se que entre 8% e 15% dos animais levados ao atendimento veterinário apresentam quadro de otite.

O tipo mais comum é a otite externa, em que a inflamação ocorre no epitélio do canal auditivo externo.

A doença é caracterizada por aumento na produção de material ceruminoso e sebáceo, além de descamação do epitélio com corrimento, prurido (coceira), mau cheiro, vermelhidão local, edema e dor. Os animais também balançam a cabeça constantemente, podendo levar a formação de oto hematoma.

As causas são variadas, podendo ser por infecções bacterianas, fúngicas, presença de ácaros, higienização excessiva, entre outras.

Pode recidivar ou tornar-se crônica em casos de queda da imunidade, falhas no tratamento por uso inadequado dos medicamentos ou pelo ato do animal coçar a ponto de causar lesões com contaminação. Também pode estar ligada a outros problemas como quadros de atopia.

Essa patologia assume relevância quando há deficiência no processo natural de drenagem de toxinas, que normalmente deveria ocorrer em órgãos especializados em limpar o organismo (emunctórios) como; rins, pele, fígado e intestinos. Assim, nas eventuais falhas desses, as toxinas acumulam-se e o organismo encontra no epitélio auricular uma via de escape.

Trate com Homeo Pet

Para o tratamento desta doença a linha Homeo Pet possui os produtos OTOCURA e OTOCURA EX, sendo o primeiro para uso oral e o segundo para uso tópico.

Ambos estimulam o organismo, recrutando o sistema de defesa para combater o agente causador da otite e drenando naturalmente as toxinas, reestabelecendo o pleno funcionamento dos emunctórios.

A associação com o OTOCURA EX visa favorecer a limpeza local, permitindo melhor remoção de crostas e secreções, favorecendo o tratamento. É importante proceder a limpeza uma vez ao dia e, somente limpar mais vezes se houver muita secreção.  A limpeza deve sempre ocorrer delicadamente com algodão, passando suavemente e deixando que a excelente ação emoliente do OTOCURA EX remova as crostas sem a necessidade de esfregar (e irritar ainda mais).

OTOCURA e OTOCURA EX devem ser utilizados conforme bula, preferencialmente associando o uso dos dois produtos.

Compartilhe:

Deixe um Comentário