Esta é uma das raças mais antigas da Espanha. Sua origem ainda provoca algumas duvidas, pois uns pesquisadores acreditam que os Árabes levaram os animais para a Península durante a invasão islâmica no ano de 711. Já outra teoria diz que a raça chegou a Espanha vindo da Turquia no século XIX.
Seja qual for a forma que chegaram ao território espanhol, o fato é que se adaptaram muito bem. São animais ágeis e bons nadadores. Na região norte foram utilizados para ajudar na pesca e no Sul, na caça e pastoreio.
Os animais desta raça são cães rústicos, tem corpo robusto, atlético, musculosos e são bem proporcionais, de contornos harmoniosos e aparência atrativa.
O macho tem altura mínima de 44 cm e máxima de 50 cm, com peso variando entre 18 a 22 quilos, enquanto a fêmea pode medir de 40 a 46 cm e pesar entre de 14 a 18 quilos.
São animais com olfato, audição e visão bem desenvolvidos, outras características peculiares desses animais estão na sua pele, pois a mesma é fina, podendo ser pigmentada de marrom ou preto.
Os pelos têm textura lanosa, podendo ficar encaracolados ou não, dependendo do comprimento.
Devido as características da pelagem, os cuidados com o pelo do Cão D’água Espanhol devem ser frequentes, uma vez que facilmente ficam emaranhados e acumulam sujeira. A escovação deve ser diária, para evitar os nós e manter o pelo sempre bonito.
As cores aceitas são:
Exemplares tricolores ou combinações de preto e marrom ou marrom e castanho não são aceitos.
Estes animais têm muita energia, o ideal é que sejam criados em locais espaçosos, quando isso não for possível, os passeios devem ser rotineiros para que possam gastar energia.
Também são animais bastante obedientes, inteligentes e dóceis que se apegam ao dono, esta raça se dá muito bem com crianças e outros animais.
Em relação a saúde, são animais de forma geral bastante saudáveis e os cuidados necessários nesse sentido são os mesmo que para qualquer cão: Realizar o esquema de vacinação completo, visitas periódicas ao veterinário e fornecer alimento de qualidade.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024