Dicas do Samuca

A importância do controle de parasitas em cães e gatos

Voltar 10/03/2011

No verão, devido ao clima quente e à umidade, é comum o aumento de carrapatos e pulgas nos animais de estimação.  Como muitos deles apresentam alergia à picada desses parasitas, junto com a incidência aumenta também os casos de lesões de pele, as chamadas DAPE (Dermatite Alérgica por Picada de Ectoparasitas), sendo mais comum a DAPP (Dermatite Alérgica por Picada de pulga).

Tais problemas consistem na hipersensibilidade dos animais aos componentes da saliva dos ectoparasitas, o que causa um intenso prurido (coceira) e frequentemente deixa a pele avermelhada, mais seca, escura, espessa, podendo haver ainda descamação e queda de pelo. Em casos extremos, de tanto se coçar o animal pode lesionar a pele e essas lesões podem servir como porta de entrada para infecções secundárias (causadas por bactérias).

Os locais mais comuns para o surgimento das lesões são: região dorsal, coxas, virilha e abdômen, regiões do corpo onde os parasitas preferem ficar. Porém, em grandes infestações as lesões podem ser observadas por todo o corpo.

Para prevenir os pequenos animais dos danos causados pelas alergias e de tantos outros que podem acometer os pets através da presença de carrapatos e pulgas é recomendado o uso do Paracanis e Parafelis, para cães e gatos respectivamente. Eles controlam infestações por endo e ectoparasitas. O Parafelis também ajuda no controle de fungos, que é outro problema comum em felinos durante verão.

Vale lembrar que, além de lançar mão desses produtos homeopáticos para controle dos parasitas nos animais é importante fazer a desinsetização do ambiente em que eles vivem, pois a maior parte da população de parasitas fica nesse local.

Compartilhe:

Deixe um Comentário