Diversos
Voltar 10/04/2015
A infestação por carrapatos constitui um dos piores problemas enfrentados pelos proprietários de cães não só, por causar anemia, perda de peso, coceira, etc., como também por transmitirem doenças graves como Babesiose e Erlichiose (conhecida como doença do carrapato). A presença destes parasitas vem aumentando, tanto no ambiente domiciliar, quanto nas proximidades das residências. Esse aumento na população de carrapatos vem acontecendo principalmente porque estes parasitas estão cada vez mais resistentes aos tratamentos com carrapaticidas convencionais.
A veterinária Patrícia Martins de Rezende explica que existem no mercado vários tipos de tratamentos. “Existem produtos na forma de pipeta que são aplicadas no dorso do animal, também tem a opção de banhos medicinais onde o produto vai ser diluído na água e aplicado no animal. E ainda existem algumas opções de comprimidos”, esclarece. No entanto, O uso prolongado pode gerar resistências por parte carrapatos e com o tempo, este tratamentos deixam de agir. Outro problema é que, os carrapaticidas são contra indicados para filhotes, gestantes, cães idosos e/ou debilitados e ainda naqueles que apresentam lesões na pele.
Uma opção de controle sem risco de intoxicação e sem contraindicação indicado pela veterinária é a Homeopatia. “Os medicamentos homeopáticos podem ser administrados no alimento, na água de bebida ou diretamente na boca do animal. O uso contínuo auxilia no controle de novas infestações e não há riscos de resistência”, explica.
Se o animal está com carrapatos é porque o ambiente está infestado. Estima-se que a quantidade de carrapatos presentes no animal corresponde a apenas 5% da população destes parasitas no ambiente. Por isso, Patrícia Rezende ressalta que é muito importante fazer o controle do ambiente, já que quando o cachorro voltar a ter contato como ambiente contaminado, outros carrapatos vão subir no animal:
“O tratamento realizado no animal deve sempre estar associado ao controle da infestação no ambiente. Existem vários princípios ativos que podem ser utilizados, estes produtos também são diluídos na água e pulverizados no chão, nas paredes, nos forros, nas frestas, pois o carrapato deposita os ovos nestes locais”. Devido ao risco de intoxicação, a veterinária alerta sobre a importância de tomar cuidado para o animal não lamber esse veneno que foi jogado. Os produtos tóxicos, se utilizado de forma inadequada e/ou em animais sensíveis, podem causar males. Estas intoxicações ocorrem em 13,9% dos animais tratados.
Homeo Pet
O Homeo Pet Paracanis previne e controla as infestações de ectoparasitas (carrapatos, pulgas, bernes, moscas de orelha), endoparasitas (vermes) e deixa os animais mais resistentes aos hemoparasitas. O Homeo Pet Paracanis pode ser utilizado em fêmeas prenhes, filhotes, animais idosos e até mesmo animais doentes. Não há contra indicação nem risco de resistência ao produto, por ser homeopático.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024