A artrose, também chamada de doença articular degenerativa é a doença articular mais comum dos gatos, mas pouco se sabe sobre essa doença quando comparado com o mesmo processo nos cães.
Os gatos apresentam poucos sintomas de dor ou incômodo de uma maneira geral e isso não é diferente nos processos de degeneração das articulações. Seu corpinho pequeno e ágil consegue driblar muito melhor que o cão os incômodos causados pela artrose. A dificuldade de subir ou descer em móveis talvez seja o sinal mais observado pelos proprietários.
COMO OCORRE?
A artrose é caracterizada pela degeneração crônica da cartilagem e dos ossos ao redor das articulações, antigamente chamadas de juntas. Esse processo gera dor, desconforto e rigidez.
Gatinhos acima do peso também apresentam maior predisposição. O cotovelo dos gatos é a região mais acometida, mas joelhos, coluna e articulação do coxal (quadril) também podem ser acometidos.
A principal forma de diagnóstico são os exames de imagem, como radiografia, tomografia e ressonância magnética.
Os exames de imagem somados à história clínica e exame clínico do animal ajudam o veterinário a chegar ao diagnóstico e provável causa da artrose.
TRATAMENTO
Os objetivos no tratamento da artrose são: reduzir a dor e o processo inflamatório local, aumentar a função da articulação e, se possível, reduzir o progresso da doença.
Conheça aqui o Artros, produto homeopático para o tratamento das Artrites e Artroses de cães e gatos.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024