Diversos

Assim como no ser humano, a Insuficiência Renal é um problema grave que causa diversos transtornos para os animais.

Voltar 13/02/2015

dr cat dog      

Os rins têm grande importância para o funcionamento do organismo, eles têm a função de filtrar o sangue e eliminar as impurezas na urina. O seu mau funcionamento pode levar a insuficiência renal, um dos problemas mais comuns na clínica de cães e gatos. Ela se caracteriza quando cerca de ¾ do rim para de funcionar. Assim como no ser humano, é um problema grave que causa diversos transtornos para os animais podendo levá-los a morte.

Esta disfunção pode se manifestar de forma aguda, Insuficiência Renal Aguda (IRA), ou crônica, Insuficiência Renal Crônica (IRC). A Insuficiência Renal Aguda é o resultado de uma queda abrupta da função renal, uma das causas é uma queda da pressão arterial. Seu aparecimento é súbito, ocorre em questão de horas após a exposição a injuria. A IRA pode ser revertida, ela tem três fazes: (1) Iniciação, (2) manutenção e (3) recuperação. Os principais sintomas no caso da IRA é letargia, depressão, anorexia, vômito, desidratação e em alguns casos úlceras orais. Os tratamentos convencionais têm o objetivo de eliminar os distúrbios que estejam causando a Insuficiência Renal Aguda, e aliviar o desequilíbrio hídrico para “ganhar tempo” até que os néfrons – unidades funcionais dos rins, responsáveis pela filtração do sangue e pela formação da urina – se recuperem.

Já no caso da Insuficiência Renal Crônica a ocorrência é em um período de semanas, meses ou anos, é uma das maiores causas de mortalidade em caninos e felinos. Ao contrário da IRA, na IRC é difícil se determinar a causa, porém se reconhece algumas doenças e alterações que pode levar a este quadro como, Leptospirose, cálculos renais, rins policísticos, entre outros. Os sinais clínicos são relativamente discretos, normalmente há histórico de perda de peso, aumento do consumo de água e aumento de urina, má condição corporal e anemia crônica. Como as lesões na IRC são geralmente irreversíveis os tratamentos usuais visam melhorar os sinais clínicos promovendo assim melhor qualidade de vida para os animais.

Uma grande aliada no tratamento de insuficiência renal aguda ou crônica é a Homeopatia, este método terapêutico tem condições de estimular a função renal, para que os rins consigam exercer sua função de filtração e, dessa forma, fazer com que o animal se recupere. Mesmo em casos crônicos onde a lesão não pode ser revertida, a Homeopatia potencializa a função dos néfrons íntegros para que eles compensem a parte que foi lesada. Comercialmente, existe a Linha Homeo Pet Real H de produtos veterinários homeopáticos, que disponibiliza o Pró-Rim, desenvolvido especialmente para o tratamento insuficiência renal aguda ou crônica. Medicamento com ausência total de toxidez e sem contraindicação. 

*Patricia Martins de Rezende é Medica Veterinária pós-graduada em Homeopatia pela AMHMS – Associação Médica Homeopática do Mato Grosso do Sul e Promotora Técnica na Real H Nutrição e Saúde Animal.

Compartilhe:

Deixe um Comentário