Páscoa é o momento mais propício do ano para um cachorro conseguir comer chocolate. As crianças (e alguns adultos) ganham ovos, barras e caixas de chocolate. É alta a chance de sobrar chocolate em algum canto da casa. É mais alta ainda a chance do seu cachorro arrastar a caixa de bombons que estava em cima da mesa quando você não estava olhando.
Infelizmente, esse equívoco inocente dos humanos, aliado à esperteza dos cachorros, pode acabar em tragédia. O chocolate que tanto amamos é altamente tóxico para animais como cães e gatos. A teobromina é uma substância da família da cafeína, ambos são metilxantinas com alto poder de estimular o sistema nervoso central. Facilmente encontradas no café, chá, açaí e … Você adivinhou, no cacau!
A teobromina é tóxica para os humanos também, no entanto, nós temos uma tolerância muito maior do que a dos animais domésticos, Os humanos metabolizam a teobromina em um espaço muito curto, evitando o acúmulo da substância nos órgãos. A mesma toxidez acontece com os cãs que comem chocolate.
Cães e gatos metabolizam a teobromina de maneira vagarosa, pode chegar a agir no organismo do animal por até 6 dias. Nos humanos, a dose média letal é 1.000 mg por kg, já nos cães, a dose tóxica está em torno de 100-150 mg por kg e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg, para os gatos essa taxa é menor ainda.
Lembrando que essas são as médias! Cães maiores têm mais tolerância, já o organismo de cães menores suportam quantidades muito pequenas. No entanto, apenas 250 gramas são capazes de causar a morte em um cão de porte grande, pois a quantidade de teobromina vai variar nos diferentes tipos de chocolates existentes no mercado. Portanto, seu animal pode se intoxicar comendo uma quantidade maior de uma só vez e também
Infelizmente, esse equívoco inocente dos humanos, aliado à esperteza dos cachorros, pode acabar em tragédia. O chocolate que tanto amamos é altamente tóxico para animais como cães e gatos. A teobromina é uma substância da família da cafeína. Ambos são metilxantinas com alto poder de estimular o sistema nervoso central. Facilmente encontradas no café, chá, açaí e… Você adivinhou, no cacau.
A teobromina é tóxica para os humanos também. No entanto, nós temos uma tolerância bem maior do que a dos animais domésticos. Metabolizamos a teobromina rapidamente, isso da tempo ao nosso corpo para se livrar da substância e evitar o acúmulo. O mesmo não acontece com o cão que come chocolate.
Cães e gatos metabolizam a teobromina de maneira vagarosa, tendo vida média de 17,5 horas. Nos humanos, a dose média letal é 1.000mg/kg. Já nos cães, a dose tóxica está em torno de 100-150 mg por kg e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg. Para gatos, essa taxa é menor ainda.
Lembrando que essas são as médias! Apenas 250g de chocolate são capazes de causar a morte em um cão de porte grande, pois a quantidade de teobromina varia conforme o tipo de chocolate. A teobromina age no corpo do animal por até 6 dias. Portanto, a intoxicação não se dá em apenas uma “refeição”. Seu animal pode se intoxicar aos poucos, comendo um pedacinho de cada vez.
É correto pensar que os diferentes tipos de chocolate têm diferentes quantidades de teobromina. Como regra, quanto mais escuro for o chocolate, mais teobromina ele contém. Portanto, o chocolate branco tem a menor taxa de teobromina por miligramas. Em segundo lugar vem o chocolate ao leite, depois o chocolate amargo e por fim o chocolate de confeiteiro, com a maior concentração da substância.
Se você acredita que seu cachorro comeu chocolate, NÃO MEDIQUE por conta própria. Ao fazer isso, você corre o risco de agravar o quadro e até matar seu animal. Não existe antídoto para essa intoxicação. O tratamento se baseia no suporte aos sintomas. Internação é recomendada na maioria dos casos.
Os sinais de que seu cachorro está com intoxicação são:
E pode causar:
Antes de mais nada, analise a situação. Avalie o comportamento do seu cão, se parece normal, agitado ou em dor. Tente descobrir a quantidade de chocolate que foi ingerida. Se foi uma quantidade considerável, ou se você não tiver certeza, a melhor coisa a fazer é levar seu animal ao veterinário imediatamente. A intoxicação por chocolate em cães e gatos é uma emergência médica letal, além de poder ser muito dolorosa.
Além de tudo isso, cães e gatos que comem chocolate podem sofrer por causa do açúcar, desenvolvendo cáries e outros problemas relacionados à esta substância.
Portanto, nesta Páscoa, tenha cuidado com o chocolate perto dos seus animais. Guarde em potes ou embalagens, dentro da geladeira ou em um armário alto. Evitar que seu cachorro tenha acesso ao chocolate é a melhor estratégia para garantir sua saúde nesta Páscoa!
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024