Guia de Doenças

Cachorro pode comer chocolate?

Voltar 29/03/2018

Páscoa é o momento mais propício do ano para um cachorro conseguir comer chocolate. As crianças (e alguns adultos) ganham ovos, barras e caixas de chocolate. É alta a chance de sobrar chocolate em algum canto da casa. É mais alta ainda a chance do seu cachorro arrastar a caixa de bombons que estava em cima da mesa quando você não estava olhando.

A Teobromina – intoxicação alimentar em cães e gatos

Infelizmente, esse equívoco inocente dos humanos, aliado à esperteza dos cachorros, pode acabar em tragédia. O chocolate que tanto amamos é altamente tóxico para animais como cães e gatos. A teobromina é uma substância da família da cafeína, ambos são metilxantinas com alto poder de estimular o sistema nervoso central. Facilmente encontradas no café, chá, açaí e … Você adivinhou, no cacau!

A teobromina é tóxica para os humanos também, no entanto, nós temos uma tolerância muito maior do que a dos animais domésticos, Os humanos metabolizam a teobromina em um espaço muito curto, evitando o acúmulo da substância nos órgãos. A mesma toxidez acontece com os cãs que comem chocolate.

cachorro pode comer chocolate intoxicação teobromina

Pode parecer um agrado, mas comer chocolate pode ser muito perigoso para eles

Cães e gatos metabolizam a teobromina de maneira vagarosa,  pode chegar a agir no organismo do animal por até 6 dias. Nos humanos, a dose média letal é 1.000 mg por kg, já nos cães, a dose tóxica está em torno de 100-150 mg por kg e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg, para os gatos essa taxa é menor ainda. 

Lembrando que essas são as médias! Cães maiores têm mais tolerância, já o organismo de cães menores suportam quantidades muito pequenas. No entanto, apenas 250 gramas são capazes de  causar a morte em  um  cão de porte grande, pois a quantidade de teobromina vai variar nos diferentes tipos de chocolates existentes no mercado. Portanto, seu animal pode se intoxicar comendo uma quantidade maior de uma só vez e também

Infelizmente, esse equívoco inocente dos humanos, aliado à esperteza dos cachorros, pode acabar em tragédia. O chocolate que tanto amamos é altamente tóxico para animais como cães e gatos. A teobromina é uma substância da família da cafeína. Ambos são metilxantinas com alto poder de estimular o sistema nervoso central. Facilmente encontradas no café, chá, açaí e… Você adivinhou, no cacau.

A teobromina é tóxica para os humanos também. No entanto, nós temos uma tolerância bem maior do que a dos animais domésticos. Metabolizamos a teobromina rapidamente, isso da tempo ao nosso corpo para se livrar da substância e evitar o acúmulo. O mesmo não acontece com o cão que come chocolate.

Cães e gatos metabolizam a teobromina de maneira vagarosa, tendo vida média de 17,5 horas. Nos humanos, a dose média letal é 1.000mg/kg. Já nos cães, a dose tóxica está em torno de 100-150 mg por kg e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg. Para gatos, essa taxa é menor ainda.

Lembrando que essas são as médias! Apenas 250g de chocolate são capazes de causar a morte em um cão de porte grande, pois a quantidade de teobromina varia conforme o tipo de chocolate. A teobromina age no corpo do animal por até 6 dias. Portanto, a intoxicação não se dá em apenas uma “refeição”. Seu animal pode se intoxicar aos poucos, comendo um pedacinho de cada vez.

Tipos de chocolate

É correto pensar que os diferentes tipos de chocolate têm diferentes quantidades de teobromina. Como regra, quanto mais escuro for o chocolate, mais teobromina ele contém. Portanto, o chocolate branco tem a menor taxa de teobromina por miligramas. Em segundo lugar vem o chocolate ao leite, depois o chocolate amargo e por fim o chocolate de confeiteiro, com a maior concentração da substância.

O pó de cacau contém altas taxas de teobromina

Como agir se meu animal comer chocolate

Se você acredita que seu cachorro comeu chocolate, NÃO MEDIQUE por conta própria. Ao fazer isso, você corre o risco de agravar o quadro e até matar seu animal. Não existe antídoto para essa intoxicação. O tratamento se baseia no suporte aos sintomas. Internação é recomendada na maioria dos casos.

Os sinais de que seu cachorro está com intoxicação são:

  • Ofegância;
  • Polidipsia (aumenta a sensação de sede);
  • Poliúria (urinar mais);
  • Excitação;

E pode causar:

  • Hemorragia interna;
  • Vômito e diarreia;
  • Tremores;
  • Convulsões;
  • Pressão alta;
  • Morte;

Antes de mais nada, analise a situação. Avalie o comportamento do seu cão, se parece normal, agitado ou em dor. Tente descobrir a quantidade de chocolate que foi ingerida. Se foi uma quantidade considerável, ou se você não tiver certeza, a melhor coisa a fazer é levar seu animal ao veterinário imediatamente. A intoxicação por chocolate em cães e gatos é uma emergência médica letal, além de poder ser muito dolorosa.

Seu cachorro pode precisar ser internado depois de comer muito chocolate.

Além de tudo isso, cães e gatos que comem chocolate podem sofrer por causa do açúcar, desenvolvendo cáries e outros problemas relacionados à esta substância.

Portanto, nesta Páscoa, tenha cuidado com o chocolate perto dos seus animais. Guarde em potes ou embalagens, dentro da geladeira ou em um armário alto. Evitar que seu cachorro tenha acesso ao chocolate é a melhor estratégia para garantir sua saúde nesta Páscoa!

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário