Quando o cachorro está vomitando é sempre um motivo de preocupação e de muitas dúvidas para seus tutores. O vomito pode ter vários aspectos e diversas causas Se o seu cão está vomitando uma espuma branca, saiba que isso pode ser causado por uma série de razões. O melhor a se fazer, ao perceber que o animal está vomitando espuma branca é importante ficar atento ao seu comportamento e a outros possíveis sintomas que podem ocorrer, pois os sintomas que acompanham o vômito são muito, pois estes sinais irão dar informações para determinar o que está acontecendo com ele.
Em alguns casos o animal não apresenta vomito e sim regurgitação. Se o cachorro acaba de comer e “devolve” o alimento inteiro e até mesmo come de novo o que acabou de “jogar fora”, o quadro pode ser de regurgitação. Isso normalmente ocorre quando o animal come muito rápido e sem mastigar direito, é uma defesa do organismo.
O vômito propriamente dito é conteúdo do estômago e pode estar parcialmente digerido. O tutor pode perceber que o cachorro tende a ficar impaciente, andando de um lado para o outro, com ânsia, até que consiga vomitar. O alimento sai já digerido, ou pelo menos parcialmente digerido, diferente da regurgitação, onde o alimento sai praticamente inteiro.
O vômito pode ter aspectos variados como um líquido amarelo, uma espuma branca, pode ser vômito marrom, entre outros. As causas de vômitos são muito variadas, pode estar relacionado a problemas estomacais, hepáticos, problemas renais, estresse, etc.
Os vômitos relacionados a problemas estomacais podem ser causados por gastrite. Como acontece com nós humanos, a gastrite é bastante comum em cachorros. Gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago e pode ser aguda ou crônica. Os sinais da gastrite costumam se manifestar mais frequentemente pela manhã, assim que o cão despertou e ainda está com o estômago vazio. Geralmente este vômito matinal tem coloração branca ou amarela.
A gastrite aguda surge de forma súbita e pode ser causa por medicações, ingestão de objetos estranhos, etc. Em casos agudos o animal tende a responder bem ao tratamento. Nos casos de gastrite crônica as causas podem ser variadas, como por infecções bacterianas, doenças autoimunes, e até mesmo pela persistência de um quadro agudo. Nos casos crônicos o tratamento visa melhorar a qualidade de vida do paciente.
O tratamento dos quadros de vomito é complexo, deve-se identificar e tratar a causa do problema. Nos casos de gastrite existem diversos protetores de mucosa que podem ser utilizados no tratamento. A Homeopatia é uma terapêutica eficaz para o tratamento de Gastrite. Os medicamentos homeopáticos agem estimulando o organismo a reverter o processo patológico e é capaz de prevenir recidivas que são comuns.
Para o tratamento de vômitos, gastrite e ulceras gástricas na linha HomeoPet nós temos o Homeopet Pró-Gastro, este produto pode ser utilizado em cães, gatos e outros animais de companhia. O Homeopet Pró-Gastro pode ser utilizado associado a tratamento que possam agredir a mucosa gástrica.
Sempre que seu animal apresentar vômitos, é importante levá-lo a um médico veterinário para que ele possa identificar a causa dos vômitos e se não é necessário mais algum tratamento.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024