Os tumores mamários são bastante comuns em gatas e cadelas, este tipo de tumor corresponde a cerca de 50% das neoplasias em caninos e felinos. O problema pode ocorrer em animais de todas as raças e idade, porém é mais comum em animais de meia idade e idosos. Alguns apontam a secreção dos hormônios femininos como a causa mais comum e indicam a castração. A utilização de medicações (hormônios) para que a cadela não entre em cio também são uma possível causa.
Os animais com câncer de mama apresentam a formação de tumores (caroços) na região das mamas, inchaço mamário, dor na região e pode haver também presença de secreção de odor fétido dos tetos.
É muito importante que o proprietário fique atento ao animal, que preste atenção em todas alterações, tanto de comportamento quanto de sintomas e, que com frequência avalie o animal e palpe todo o corpo, se perceber a presença de alguma forma estranha deve procurar um médico veterinário imediatamente, para exame físico e diagnóstico do caso.
O diagnóstico é realizado através de exame físico e exames complementares como ultrassom, raio-x, exames de sangue, entre outros. Através dos exames complementares o veterinário poderá avaliar também se há metástase, ou seja, se o tumor já está presente em outros órgãos.
Na maioria dos casos o animal é submetido a procedimento cirúrgico para retirada do(s) tumor(s), pode ser utilizado também para o tratamento medicações para inibir o tumor. Porém, o tratamento de eleição e a resposta do animal vão depender da gravidade do caso e condições do paciente.
Em casos avançados o tumor pode aumentar de tamanho e se espalhar pelo corpo, tornando o tratamento mais complexo e com riscos de vida para o animal.
Quanto antes for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores as chances de recuperação do animal.
Em caso de dúvidas e/ou suspeita de que seu animalzinho apresenta algum problema de saúde consulte um médico veterinário.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024