Guia de Raças

Collie – Guia de raças

Voltar 02/09/2015

De origem britânica, os cães da raça Collie são conhecidos por serem animais ágeis, fortes e protetores. Por se tratar de uma raça extremamente ativa, o Collie necessita da prática regular de exercícios físicos e lúdicos, a fim de apurar o desenvolvimento mental do animal, como caminhada ou corrida diária. Tratando-se de um cão muito afetivo, o Collie tem qualidade de vida maior quando convive e interage dentro de casa, no cotidiano da família. Há basicamente quatro tipos principais de Collie: o Bearded, o Border, o Rough e o Smooth.

O Bearded está entre as mais antigas raças britânicas, de pelagem longa lisa e estatura inferior às demais variações. É conhecido como o barbudo por possuir pelagem espessa abaixo na boca. O Collie Border possui pelo liso curto, na maioria das vezes preto e branco, mas outras variações tricolores também são presentes entre cães Border. A maior vantagem do Border é o fácil cuidado com o pelo, o que não acontece com Rough Collie.

De pelagem àspera e robusta, o Rough é o Collie de pelagem mais densa. Durante o período de troca de pelos, é necessária uma escovação de, em média, dois em dois dias. O Rough Collie também é o de maior estatura média, podendo chegar a mais de 60 centímetros de altura e pesar até 30 quilos. Por último, o Smooth Collie atinge estatura média semelhante ao Rough, diferenciando no comprimento do pelo, que chega a ser mais curto do que a do Border Collie. A pelagem, tanto do Rough quanto a do Smoth Collie, pode apresentar até 4 tipos de cores diferentes.

O Collie, em geral, é um animal que apresenta devoção ao dono acima da média, além de uma inteligência aguçada. Segundo pesquisa divulgada pela revista cientifica Elsevier, um Collie pode memorizar mais de mil palavras relacionadas a objetos. Há algumas preocupações, pois a raça está exposta a riscos de saúde como úlcera, cirrose hepática e doenças na mama, e, em grau menor, dermatites. Apesar disso, é uma raça bastante forte e resistente e, apesar do risco, a incidência de doenças é baixa. Quem pretende adquirir um cão desta raça deve desembolsar de 1300 a 3 mil reais, dependendo do canil.

Compartilhe:

Deixe um Comentário