Problemas com carrapatos são muito comuns em qualquer animal e isso não é diferente no seu cãozinho, esses problemas podem gerar um grande estresse e uma baixa na imunidade do animal. Nesse artigo iremos apresentar alguma soluções de como acabar com carrapatos.
Acabar com carrapatos não é uma tarefa fácil, por isso precisamos conhecer cada espécie e entender um pouco melhor de onde vem e como funciona sua sobrevivência.
O carrapato mais comum em cães é o carrapato vermelho do cão ou Rhipicephalus sanguineus. Essa espécie tem os cães como seu principal hospedeiro, estes são de origem africana e vieram através de animais domésticos na época da colonização. O Rhipicephalus sanguineus teve uma grande facilidade de se adaptar nas cidades, por isso, ele tem grande facilidade de parasitar nos cães, mesmo cães que vivem em apartamentos.
Um outro parasita conhecido dos cães é o carrapato estrela ou Amblyomma cajennense, esse carrapato é muito comum em seres humanos também, geralmente são encontrados em matas fechadas, principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste. O carrapato estrela parasita acidentalmente em cães, já que seus hospedeiros naturais são animais silvestres. Em cidades são encontrados em terrenos baldios e parques ambientais.
Todos as espécies de carrapatos possuem três estágios em seu ciclo de vida, sendo eles, larva, ninfa e adulto. Em todos os estágios da vida de um carrapato, sua alimentação é o sangue e no final de todos os estágios os carrapatos se desprendem do seu hospedeiro.
Essa doença é causada pelo carrapato vermelhor do cão, essa doença infecta os globulos vermelhos e se não for tratada por ser mortal.
Sintomas
Tratamento
O tratamento tem como foco dois problemas causados pela doença, anemia e problemas nos rins. Dessa forma, deve-se procurar um médico veterinário para fazer a indicação correta dos medicamentos.
Diferente da Babesiose, a Erliquiose canina infecta os globulos brancos, por essa caracteristica, essa é uma doença de dificil diagnostico e tratamento.
Sintomas
Tratamento
O tratamento consiste em recuperar os danos causados pela doença, como fraqueza, perda de peso, entre outros problemas.
Antes de acabar com os carrapatos, é necessário aprender a controlar os ataques dessas parasitas e aqui vão algumas dicas. Os carrapatos são mais comuns em épocas quentes, começo da primavera até o fim do verão, nessa época o cuidado deve ser muito maior, dessa forma, é indicado diminuir o tempo de exposição do cão aos locais aberto, como bosques, parques e até mesmo na rua. Outro método é manter o ambiente higienizado, sendo de grande importância o uso de carrapaticidas nas casinhas, paredes, muros entre outros locais onde o cão vive. Não se esqueça de retirar o cão do local durante a aplicação, pois alguns produtos podem causar intoxicação no animal.
Além desses métodos, é indicado usar medicamentos preventivos como o Homeo Pet Paracanis, este é um produto homeopático que auxilia no combate de ectoparasitas, que não são apenas carrapatos, o medicamento auxilia no controle de pulgas, bernes, mosca de orelhas, vermes, parasitas do sangue e outros parasitas que infestam seu cão.
Não existe uma modo de acabar definitivamente com os carrapatos, porém existem produtos que podem controlar as infestações de carrapatos, mas mesmo assim, é indicado ir até um veterinário médico para receber a receita certa. Um bom tratamento pode deixar seu cão livre de carrapatos e dar a ele uma vida tranquila. Vale lembrar que esse tratamento deve ser continuo. Veja alguns produtos que podem ajudar:
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024