Curiosidades Animais

“Como cães e gatos”: amizade verdadeira

Voltar 16/11/2016

Quem nunca ouviu aquela história de que cachorro e gato não se dão bem? “Eles se dão como cães e gatos”, diriam seus avós e pais. O ditado popular, muito usado quando queremos dizer que duas pessoas não se dão muito bem, é baseado na difícil convivência que pode vir a existir entre cães e gatos.

Mas esse famoso ditado não passa de lenda. É verdade que, dependendo do ambiente em que vivem, eles podem se estranhar, e se machucarem, mas isso vai muito da criação e de como vivem. Muita gente não gosta de gatos – porque não os conhece ainda – e consequentemente, os cães dessas pessoas, por não conviverem com felinos, não os conhecem e os atacam, porque esse é o instinto do animal.

Porém é cada vez mais comum encontrarmos vídeos na internet de animais das duas espécies que vivem em harmonia, inclusive há vídeos de cachorros ajudando gatos a subir escada, ou o gato que sai para passear com o cachorro.

“Como cães e gatos”

Ambas espécies são muito territoriais, e defenderão seu território com unhas e dentes, por isso quando um cachorro ou um gato se aproxima de um animal da outra espécie, este se sente ameaçado e demonstra agressividade.

Convivendo juntos

Muitos veterinários indicam que qualquer animal pode conviver com outro, de espécie diferente, desde que haja um preparo para isso. Quando mais cedo o pet for introduzido ao novo ambiente, melhor para a dinâmica do lar. Isso não quer dizer que se você tiver um pet velho, ele não irá se adaptar, é só apresentar de maneira correta.

Nada como ter um amigo para nos fazer companhia, hoje em dia as pessoas trabalham muito e passam pouco tempo dentro de casa, então é legal um pet ter a companhia de um amiguinho, assim ficam menos solitários.

E quando um pode ajudar o outro? No vídeo abaixo, Tennyson, um cachorro da raça pastor alemão ajuda Moo, um filhote de gato a subir as escadas. Logo em seguida o cão solta o gato e deita, como se estivesse protegendo o filhote.

Um pouco “ogro”, afinal, ele pega o bichinho pela cabeça para tanto – mas o que vale é intenção. Ver os dois no patamar acima dos degraus é de fazer qualquer um sorrir.

A parceria e amizade pode ser tão grande que um pode até levar o outro para passear, como neste vídeo abaixo.

E os seus companheiros, se dão bem? Como foi a adaptação deles?

Compartilhe:

Deixe um Comentário