A principal motivação para que o cão urine é a eliminação de conteúdo da bexiga, quando esta está repleta de urina. Porém, em alguns momentos o animal pode urinar sem relação direta com o esvaziamento da bexiga. As principais causas são:
É importante considerar também fatores como a idade do animal, no caso de idosos pode ocorrer perda do controle do esfíncter e assim o cão não consegue esperar chegar ao “banheiro” para eliminar a urina. E, a possibilidade de doenças como cistite, incontinência urinárias, entre outros, que podem ocasionar a eliminação de urina em locais errados. Procure um médico veterinário.
Ensinando o cão a urinar no local correto.
A principal coisa que o tutor deve ter em mente quando vai ensinar o local certo de urinar e defecar a um cão é que será necessário tempo, paciência e persistência. Além disso, é mais fácil ensinar o local correto a um cão filhote do que para um animal mais velho.
Existem várias técnicas possíveis baseadas no comportamento da espécie, são elas:
Reforço positivo: nessa técnica o cão é recompensado sempre que se comporta de maneira esperada. Ao ser recompensado aumenta-se a chance do cão repetir o comportamento. Não há punição para o comportamento equivocado. Uma boa opção de recompensa é comida, um petisco próprio para cães, por exemplo.
Para processo de educação sanitária é preciso determinar onde será o banheiro e apresenta-lo ao cão. Para facilitar o aprendizado a escolha do local deve considerar alguns aspectos do comportamento do animal:
Técnica de monitoração: nesta técnica o tutor deve encaminhar o animal ao local correto para as eliminações sempre que perceber que este está prestes a urinar ou defecar. No caso de filhotes sabe-se que normalmente urinam logo que acordam, depois que comem, após atividades ou excitação e defecam normalmente depois que comem, nestes momentos o filhote pode ser mantido próximo do banheiro e conduzido a ele quando for o momento.
Durante o processo de aprendizado acidentes podem acontecer, o cão não deve ser hostilizado ou mal tratado devido a um acidente.
No caso de cães mais velhos as mesmas técnicas podem ser aplicadas, porém tendo em mente que será necessário mais tempo, paciência e persistência.
Se seu animal já sabe o local correto, porém está apresentando um comportamento diferente procure um médico veterinário.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024