Um barulho alto, uma visita estranha, um passeio na rua. Para eles, qualquer coisa é motivo de escândalo. Mas cachorros que vivem com medo de tudo não são somente um incômodo para os donos. Esses animais sofrem uma grande dificuldade de socialização e vivem sob constante estresse, algo que pode prejudicar sua qualidade de vida. Para evitar constrangimentos, mordidas e até problemas de saúde, cabe aos proprietários buscar um profissional para descobrir a raiz do trauma e corrigi-lo.
Quando Natália Cardoso, 23 anos, decidiu adotar um bichinho, optou por acolher um animal que realmente precisasse. A escolhida foi a vira-lata Sookie, que apesar da pouca idade, já havia vivido uma história nada agradável — foi vítima de maus-tratos. As mudanças de personalidade começaram a incomodar aos seis meses de idade, quando ela foi levada a uma consulta de rotina. Apavorada com a presença de outros animais, tornou-se agressiva e dificultou o andamento dos exames.
“Ela já tinha medo. Quando via outros cachorros na rua, já puxava a coleira. Mas, como não tenho outros cachorros, eu não ligava”, contou Natália. Embora Sookie nunca tivesse chegado a fazer mais do que ameaçar, a veterinária sabia que o medo da mascote não era saudável, e que algo teria de ser feito. A solução encontrada foi levá-la para um treinamento na qual ela estivesse sempre em contato com outros cães. Em um mês, a dona já nota diferenças no comportamento da vira-lata.
Cachorros como Sookie são dóceis e amáveis com o dono, mas se transformam completamente quando encaram seus medos. “Quando o proprietário diz que o cão é bravo, costumo verificar a veracidade da informação. Os donos confundem muito a personalidade violenta com o medo”, alerta o veterinário Fábio Gracia. Segundo o médico, são raros os casos de desvios de comportamento que causam a agressividade gratuita: quase sempre o cão tem algum motivo para ficar irritado.
Uma simples visita ao veterinário pode se tornar uma dor de cabeça quando o cachorro reage às suas fobias: o ambiente com pessoas estranhas, outros animais e objetos desconhecidos é um prato cheio para uma cena.
Para tranquilizar o animalzinho nesses casos, sem ter que sedá-lo, é utilizar o Homeopet Anizen, um produto homeopático que reduz a irritabilidade dos animais, e assim eles ficam menos ansiosos e agressivos. Por ser Homeopatia, o produto não possui contra indicações, e não existe risco de superdosagem, pois não possui de toxidez.
Fonte: Donna – Diário Catarinense
Revisada e resumida por Ass. Imprensa Real H
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024